Ser heterotrófico

Conceito de ser heterotrófico, as principais características destes seres, as estratégias de sobrevivência e passos para a obtenção de nutrientes…

Ser heterotrófico

Ser heterotrófico: fungo associado a um tronco de árvore

Ser heterotrófico: fungo associado a um tronco de árvore

Ser heterotrófico é um ser que não consegue produzir o seu próprio alimento, isto é, são incapazes de converter os compostos inorgânicos em compostos orgânicos, alimentando-se dos produtos produzidos por outros seres vivos, estes indivíduos são incapazes de realizar a fotossíntese. Estes organismos encontram-se a partir do segundo nível das cadeias alimentares.

Estes seres vivos utilizam os seres autotróficos ou outros organismos heterotróficos como alimento, utilizando diferentes estratégias para obterem os nutrientes e as substâncias que necessitam para sobreviver.

Nem todos os seres heterotróficos são obrigatoriamente heterotróficos, isto é, alguns seres heterotróficos podem também ser autotróficos alternando entre ambas as estratégias de vida consoante as suas necessidades.

Um exemplo de seres que podem alternar entre ser heterotróficos e autotróficos são alguns dinoflagelados, que se adaptam as condições que o meio lhes proporciona.

A maior parte dos seres vivos heterotróficos são animais, incluindo o ser humano, ou microrganismos, havendo um pequeno número de plantas que se enquadram neste grupo, normalmente designadas por saprófitas, estas não apresentam clorofila e alimentam-se dos nutrientes produzidos por outras plantas.

Estratégias de sobrevivência:

Predação – organismo que se alimenta de outro com o intuito de obter os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. Os predadores podem ser tanto herbívoros como carnívoros.

Parasitismo – o organismo parasita, obtém do hospedeiro os nutrientes de que necessitam, podendo não afetar o seu hospedeiro, podem degradar a saúde deste ou podem mesmo levar à sua morte. Os parasitas podem ser endógenos ou exógenos consoante se localizam no interior ou exterior do hospedeiro. Alguns indivíduos que praticam esta estratégia com algumas bactérias patogénicas, os piolhos e as ténias entre muitos outros. Os hospedeiros podem ser tanto animais como plantas, assim como alguns insetos.

Saprotrofia – cuja alimentação tem por base a absorção de nutrientes, esta estratégia é utilizada frequentemente por fungos e plantas, as quais são designadas por saprófitas ou decompositores. Estes organismos auxiliam no ciclo da matéria, limpando o ambiente.Os indivíduos com esta estratégia de vida são incapazes de realizar fotossíntese e o seu alimento são organismos mortos e em decomposição.

Organização trófica de organismos:

Os organismos heterotróficos podem ser divididos de várias formas, particularmente tendo em conta o tipo de energia que utilizam, estes são os quimioheterotróficos (energia química) e os fotoheterotróficos (utilizam a luz como fonte de energia).

Os quimioheterotróficos utilizam os compostos orgânicos como fonte de energia e de carbono e os fotoheterotróficos usam a luz solar (energia) e os compostos orgânicos (fonte de carbono) para obter a energia que necessitam para viver.

Ao contrário dos autotróficos, que produzem o seu alimento (matéria orgânica) utilizando matéria inorgânica e a luz solar, estes seres não conseguem utilizar a luz solar para converter a matéria inorgânica em matéria orgânica.

A grande maioria dos organismos existentes no planeta são heterotróficos e dependem de outros organismos (autotróficos) para obterem a energia de que necessitam.

A energia obtida através da alimentação, nestes organismos, é completamente utilizada nas suas funções vitais, como o crescimento e a reprodução, passando apenas uma pequena quantidade de energia para o nível trófico que lhe segue, ao contrário do que ocorre com os seres autotróficos.

Passos na obtenção de nutrientes:

Os organismos heterotróficos têm a necessidade de converter alimento sólido em compostos solúveis (digerir) de forma a absorver os nutrientes que se encontram disponíveis nos alimentos ingeridos, exceção feita aos parasitas do sangue e parasitas internos cujos nutrientes já se encontram dissolvidos.

Após a digestão dos alimentos ocorre a absorção onde serão assimilados os produtos ingeridos. Os materiais (gorduras, proteínas,) que foram assimilados irão então ser quebrados para a obtenção de energia necessária à realização das funções vitais. Os materiais que não são importantes para o organismo são excretados.

Os passos descritos podem não ocorrer todos no mesmo individuo heterotrófico, a sua ocorrência depende da complexidade dos alimentos ingeridos e da capacidade digestiva do organismo.

1773 Visualizações 1 Total

References:

Heterotroph. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Junho 30, 2017, em https://www.britannica.com/science/heterotroph

Ismael, Amany A. (2003).Succession of heterotrophic and mixotrophic dinoflagellates as well as autotrophic microplankton in the harbour of Alexandria, Egypt. J Plankton Res 25 (2): 193-202. Consultado em: Junho 30, 2017, em https://academic.oup.com/plankt/article/25/2/193/1505522

1773 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.