Fototrófico

Um organismo fototrófico é aquele que faz a síntese de matéria orgânica através da utilização da energia radiante. Os seres vivos necessitam de fontes externas de energia e de compostos de carbono para produzirem a energia celular necessária à execução das suas actividades metabólicas. Se um organismo aproveita directamente a energia da fonte emissora (luz solar) então é um ser autotrófico e produtor. Se aproveita a energia armazenada em moléculas orgânicas sintetizadas pelos organismos produtores, é um ser heterotrófico e consumidor.

Os organismos fototróficos utilizam a energia proveniente da luz solar para produzirem nutrientes a partir de compostos orgânicos. Podemos dividir os seres fototróficos em organismos fotoautotróficos (produtores) e fotoheterotróficos (consumidores).

 

Organismos fotoautotróficos

Os organismos fotoautotróficos são responsáveis pela produção dos seus próprios nutrientes através da utilização da energia solar e de dióxido de carbono (CO2) ou monóxido de carbono (CO). Enquadram-se aqui, as plantas e algumas bactérias, como as cianobactérias.

Os fotoautotróficos são, assim, organismos produtores e constituem a base dos ecossistemas e das cadeias alimentares.

 

Organismos fotoheterotróficos

Os organismos fotoheterotróficos (não são produtores) utilizam a luz como fonte de energia e aproveitam os compostos orgânicos que absorvem do meio externo como fonte de carbono para produzirem de componentes orgânicos celulares. Encontram-se neste grupo bactérias anaeróbicas como as dos géneros Chloroflexus e Rhodopseudomonas.

 

Referências bibliográficas

Stern, K. R., Bidlack, J. E., Jansky, S., & Uno, G. (2006). Introductory plant biology. Boston: McGraw-Hill Higher Education.

6242 Visualizações 1 Total
6242 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.