Fotossíntese

Conceito de Fotossíntese: Os seres vivos podem ser heterotróficos (obtêm o seu alimento a partir do exterior) ou autotróficos (produzem o seu próprio…

Conceito de Fotossíntese

Os seres vivos podem ser heterotróficos (obtêm o seu alimento a partir do exterior) ou autotróficos (produzem o seu próprio alimento, ou seja, produzem os nutrientes  de que necessitam.

Os seres autotróficos podem sintetizar os seus nutrientes através de diferentes processos, sendo o mais comum a fotossíntese. Trata-se de um processo através do qual os organismos produzem matériga orgânica (nomeadamente açúcar) a partir de matéria inorgânica e com a intervenção da luz solar. A fotossíntese é realizada pelas plantas, algas e algumas bactérias.

Para realizar fotossíntese, os organismos têm de possuir, nas suas células, pigmentos fotossintéticos, os quais são estimulados pela luz solar. Exemplos de pigmentos fotossintéticos são as clorofilas, os carotenóides e as ficobilinas.

As clorofilas são dos pigmentos fotossintéticos mais importantes. Nas células vegetais, as clorofilas encontram-se em organelos específicos, os cloroplastos.

Sucintamente, os organismos fotossintéticos absorvem dióxido de carbono e água e, por ação da luz solar, produzem um açúcar (geralmente glicose) e oxigénio.

A fotossíntese realiza-se em duas fases:

  • fase luminosa ou fotoquímica: ocorre transformação da energia luminosa captada pela clorofila em energia química (sob a forma de moléculas de ATP)
  • fase escura ou química: as moléculas de ATP produzidas na fase luminosa são utilizadas em reações químicas que envolvem o dióxido de carbono e resultam na produção de glicose.
1193 Visualizações 1 Total
1193 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.