Rhincodon typus (Tubarão-baleia)

Apresentação do Tubarão-baleia, um tubarão filtrador de comportamento dócil, único representante da família Rhincodontidae.

Apresentação do Tubarão-baleia

tubarao-baleia-01

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a1/Male_whale_shark_at_Georgia_Aquarium.jpg

 

Rhincodon typus (Tubarão-baleia)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Chondrichthyes Orectolobiformes Rhincodontidae Rhincodon R. typus

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação  Longevidade
Águas temperadas e tropicais do Atlântico, Índico e Pacífico. Vulnerável Adaptados a habitats marinhos costeiros e de profundidade. Zooplâncton e peixes pequenos. Filtram pelas guelras. Captura humana. Juvenis predados pelo tubarão-azul e espadarte-azul. Incerta. Provavelmente cerca de 100 anos.

 

Características Físicas
Anatómicas Corpo grande e fusiforme, com pintas claras e riscas. Cabeça achatada.
Dimorfismo Sexual Não apresenta.
Tamanho Média de 12 m.
Peso 30 toneladas.

 

O Tubarão-baleia (Rhincodon typus) é um peixe que pertence à ordem dos Orectolobiformes. É a maior espécie de tubarão e o único representante da família Rhincodontidae. Possui um corpo acinzentado com pintas claras e riscas, de formato semelhante ao de uma baleia. São mais largos na região mediana do corpo do que nas extremidades. O padrão de riscas e manchas corporais é único para cada indivíduo. A cabeça é achatada e de grandes dimensões. A boca é terminal, larga e composta por inúmeros dentes pequenos. Exibe três protuberâncias longitudinais distintivas na zona dorsal. A face ventral destes animais é branca.

Comportamento do Tubarão-baleia

Os encontros para acasalamento entre machos e fêmeas parecem ser eventos relativamente raros e não há evidência de existirem áreas de reprodução com muitos indivíduos típicas desta espécie. As fêmeas têm a capacidade de armazenar o esperma do mesmo macho e a fecundação vai ocorrendo em diversas fases sucessivas. Cerca de 300 embriões desenvolvem-se dentro da fêmea ao longo da sua vida. Esta retém internamente os ovos fertilizados até estes eclodirem. Os juvenis nascem com cerca de 70 cm de comprimento.

Esta não é uma espécie com um comportamento típico de um tubarão predador. São animais filtradores do ponto de vista alimentar, de comportamento dócil e inofensivo, e permitem mesmo a aproximação dos mergulhadores. Estes peixes juntam-se em grandes grupos em determinadas regiões do globo tornando-se alvos relativamente fáceis para a captura humana.

1759 Visualizações 1 Total

References:

  • De Azevedo Bemvenuti, Marlise; Fischer, Luciano Gomes. (2010). Peixes: Morfologia e adaptações. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 5, n. 2, p. 31-54.
  • Calleros, P. and J. Vazquez 2012. “Rhincodon typus” (On-line), Animal Diversity Web. Accessed December 15, 2015 at http://animaldiversity.org/accounts/Rhincodon_typus/
  • Norman, B. 2005. Rhincodon typus. The IUCN Red List of Threatened Species 2005: e.T19488A8913502. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2005.RLTS.T19488A8913502.en. Downloaded on 15 December 2015.
1759 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.