Ovovivíparo (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é um Ovovivíparo: Um organismo ovovivíparo é aquele cujos embriões se desenvolvem dentro de um ovo, no interior do corpo do progenitor…

O que é um Ovovivíparo

Um organismo ovovivíparo é aquele cujos embriões se desenvolvem dentro de um ovo, no interior do corpo do progenitor. Reproduzem-se, desta forma, répteis, peixes e grupos de invertebrados. Os tubarões, alguns grupos de cobras venenosas e os escorpiões são exemplos de organismos que se desenvolvem-se desta forma.Ovovivíparo

Uma das grandes vantagens desta forma de desenvolvimento embrionário, é o facto do embrião se encontrar bastante protegido dentro do corpo materno. Os embriões encontram, desta forma, protecção em relação às oscilações das condições ambientais, à dessecação, protecção mecânica contra choques, ou protecção em relação aos predadores resultando, desta forma, em taxas de mortalidade inferiores às verificadas entre os animais ovíparos.

Nestes organismos, a fertilização é interna e o desenvolvimento embrionário ocorre dependendo exclusivamente das reservas nutritivas fornecidas pelo ovo, não sendo canalizadas directamente as reservas energéticas da mãe. Os ovos são retidos dentro do interior do corpo da mãe até ao momento do nascimento e, após a ocorrência das diversas etapas do desenvolvimento embrionário, os ovos eclodem dentro do oviducto materno e os filhotes saem para o ambiente externo já completamente formados.

1521 Visualizações 1 Total

References:

Ângelo, Â. C. F. P. (2011). Contributo para o estudo parasitário do pescado selvagem da costa Atlântica: o caso da Sarda e do Carapau.

Vasconcelos, B. G. Desenvolvimento do saco vitelino do guinea pig (Cavia porcellus) (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Marques, O. A. V. Biologia reprodutiva de serpentes brasileiras.

Brusca, Richard C.  and Brusca, Gary J. (2002). Invertebrates. Sinauer Associates, 2ª Edição.

1521 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.