Cetraria islandica (Musgo da Islândia)

O Musgo da Islândia (Cetraria islandica) é um líquen da família Parmeliaceae, tradicionalmente utilizado para fins medicinais.

Apresentação do Musgo da Islândia

O Musgo da Islândia (Cetraria islandica) é um líquen pertencente à família Parmeliaceae. Este organismo está adaptado a pastagens oligotróficas (com poucos nutrientes), matagais com arbustos baixos e a florestas onde ocorreu desflorestação. Coloniza, essencialmente, solos pedregosos de pH ácido, embora também possa ocorrer em terrenos calcários (com pH básico). Pode ser encontrado desde os habitats montanhosos do Mediterrâneo até ao Norte da Europa, principalmente nos territórios alpinos e subalpinos (região dos Alpes compreendida entre os 1200 e os 2000 metros de altitude).

Musgo da Islândia

(Cetraria islandica)

cetraria-islango-da-islandia-01

‘Musgo da Islândia’ formando um tapete no solo de uma floresta da Suécia.  .
.
Classificação Científica
Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Classe: Lecanoromycetes
Ordem: Lecanorales
Família: Parmeliaceae
Género: Cetraria
Espécie: C. islandica
Nome binomial: Cetraria islandica
 .
Características Físicas
Anatómicas: Fruticuloso e ramificado. Castanho a verde acinzentado.
Tamanho: Estruturas foliares com cerca de 2-6 mm de largura.
Curiosidade: Utilizado no alívio de afecções respiratórias.

 

.
Distrib. Geográfica Estat. Conservação Habitat Necess. Nutricionais
Árctico, Europa, Ásia, América do Norte, Antárctica. Não avaliado Montanha Solo oligotrófico e pH ácido.
.
. Importante: Clique para comentar ou colocar questões sobre este tema >>>

.

Características gerais

Apesar do nome vernáculo, esta não é uma espécie de musgo, mas sim, de um líquen fruticcetraria-islango-da-islandia-02uloso e ramificado, com uma coloração que pode variar entre o castanho e o verde acinzentado. A base do talo é avermelhada. A face superior do talo é muito brilhante e a face inferior é clara, quase branca. Os lobos do talo são canelados devido ao efeito de um ligeiro enrolamento das suas margens, compostas por espículas.

Exibe por todo o talo pequenas manchas brancas que podem apresentar um formato redondo ou irregular. Trata-se de pseudocifelas, pequenos poros por onde são efectuadas as trocas gasosas. As populações de Musgo da Islândia formam tapetes no solo com os seus talos compridos, erectos ou ascendentes.

Esta espécie de líquen raramente apresenta apotécios (estruturas reprodutoras vegetativas). Quando ocorrem, são castanhos-escuros e localizam-se no ápice dos lobos foliares. Formam estruturas em forma de taça que podem apresentar um disco plano ou convexo, com cerca de 2-10 mm de largura.

Usos na medicina tradicional

O Musgo da Islândia é utilizado na medicina popular para alívio de problemas relacionados com o trato respiratório. É aplicado em compostos balsâmicos (aromáticos) que facilitam a expectoração em episódios de tosse. É também aplicado em infusões. Na Islândia esta é uma espécie tradicionalmente utilizada como recurso alimentar.

1232 Visualizações 1 Total

References:

  • Wirth, V. (2004). Guía de campo de los líquenes, musgos y hepáticas: con 288 especies de líquenes y 226 de briófitos (musgos y hepáticas). Omega.
  • Rambold G. (lead editor); for detailed information see http://liaslight.lias.net/About/Impressum.html and http://liasnames.lias.net/About/Impressum.html (2015). LIAS: A Global Information System for Lichenized and Non-Lichenized Ascomycetes (version Jan 2013). In: Species 2000 & ITIS Catalogue of Life, 20th November 2015 (Roskov Y., Abucay L., Orrell T., Nicolson D., Kunze T., Flann C., Bailly N., Kirk P., Bourgoin T., DeWalt R.E., Decock W., De Wever A., eds). Digital resource at www.catalogueoflife.org/col. Species 2000: Naturalis, Leiden, the Netherlands. ISSN 2405-8858.
1232 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática