Cianobactéria

Conceito de Cianobactéria:

As cianobactérias são microorganismos fotossintéticos também conhecidos por ‘algas azuis’ apesar de serem organismos procariontes, ou seja, seres unicelulares que não possuem verdadeiro núcleo já que o material genético não se encontra delimitado do resto da célula por uma membrana. Pertencem à divisão Cyanophyta e produzem o seu próprio alimento através da fotossíntese, tal como as plantas. Assim, utilizam a energia da luz do sol para transformarem as substâncias inorgânicas em substâncias orgânicas.

A maior parte das cianobactérias encontram-se nos cursos de água, sendo que existem algumas espécies equipadas com flutuadores para se conseguirem manter à superfície. As cianobactérias podem existir como células individualizadas ou em colónias de células que se podem organizar em diferentes formatos. As cianobactérias podem também ocorrer estabelecendo relações de simbiose com outros organismos, como é o caso dos líquenes. Entre os líquenes podemos encontrar a associação entre fungos e algas ou entre fungos e cianobactérias.

O papel das cianobactérias na fixação do azoto é vital para o equilíbrio e a reciclagem deste nutriente ao nível dos ecossistemas, sendo muito importantes no ciclo do azoto. As cianobactérias têm a capacidade de conseguir aproveitar o azoto atmosférico, captando-o do ar, e transformando-o em formas moleculares capazes de serem metabolizadas pelas plantas e pelos animais que posteriormente as consomem.

Palavras-chave

Algas azuis

Fixação do azoto

Cyanophyta

2253 Visualizações 1 Total
2253 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.