Ciclo Biogeoquímico

Conceito de Ciclo Biogeoquímico – Um ciclo biogeoquímico descreve o ciclo de vida de um dado elemento ou composto químico desde que se forma e acumula (…)

Conceito de Ciclo Biogeoquímico

Um ciclo biogeoquímico descreve o ciclo de vida de um dado elemento ou composto químico desde que se forma e acumula num determinado compartimento natural (reservatório), passando depois pelas fases do ciclo em que fica biodisponível, ou seja, numa ou em diversas formas químicas sucessivas a partir das quais pode ser metabolizado pelos seres vivos. Um ciclo biogeoquímico regressa ao ponto de partida quando esse elemento deixa a cadeia biótica e torna a ser reposto na fonte de fornecimento.

Este ciclo tem uma determinada duração no tempo determinada pela velocidade de fluxo, a quantidade desse elemento que passa de um compartimento para outro por unidade de tempo. A quantidade de um dado elemento que contém um compartimento ou reservatório constitui o seu depósito.

Existem diversos ciclos biogeoquímicos na Natureza, vitais para o funcionamento dos ecossistemas, tais como o ciclo da água, o ciclo do azoto ou o ciclo do fósforo.

1063 Visualizações 1 Total
1063 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.