Grupo de pertença

O grupo de pertença diz respeito ao conjunto de pares com que um indivíduo se identifica e no qual pretende permanecer.

Grupo de pertença

O grupo de pertença diz respeito ao conjunto de pares com que um indivíduo se identifica e no qual pretende permanecer. A constituição deste tipo de grupo tem maior força na fase adolescente sendo que influencia significativamente a construção da identidade do jovem.

De acordo com a revisão bibliográfica de Senos e Diniz (1998) é na adolescência que o grupo de pertença assume maior destaque no que diz respeito à necessidade de reconhecimento, ao mesmo tempo que as relações familiares sofrem um leve afastamento.

É comum que os indivíduos, nesta fase, vejam os grupos de pertença como promotores da sua autonomia e da sua identidade pessoal e social, o que interfere diretamente com a sua saúde mental e o desenvolvimento das suas capacidades individuais (Oliveira, Camilo, & Assunção, 2003).

Este processo não tem início apenas na adolescência mas a partir do momento em que a vida social da criança passa a existir, contudo, é na fase adolescente que o grupo de pertença adquire maior importância uma vez que as emoções, preocupações, interesses, entre outras questões similares, adquirem maior relevância (Senos, & Diniz, 1998).

Estes fatores são importantes na medida em que o grupo de pertença acaba por ajudar na superação de momentos de confusão interna em relação ao papel na sociedade, embora possa, por vezes, trazer consequências negativas devido às más influencias que alguns grupos trazem, fundamentalmente no que concerne à pressão exercida em algumas situações (Oliveira, Camilo, & Assunção (2003).

Estes grupos são de extrema importância na adolescência por várias razoes tais como a partilha de experiências acerca das relações estabelecidas com os pais, a construção de um estatuto, a sexualidade, entre outras, que serão cruciais para a futura vida adulta (Senos, & Diniz, 1998).

Normalmente, os grupos de pertença mostram-se menos exigentes do que a família, principalmente no que diz respeito às suas características em termos de negociação de pontos de vista, o que faz com que os adolescentes encontrem o seu próprio espaço para se expressarem de forma mais aberta, uma vez que se sentem plenamente compreendidos e aceites (Oliveira, Camilo, & Assunção, 2003).

Existem três razões fundamentais que levam à importância do grupo de pertença, sendo elas a identificação ou ausência dela em relação aos outros, a necessidade de mudança ou a procura de identificação consigo mesmo num todo (Senos, & Diniz, 1998).

A importância da Identidade Social no Grupo de Pertença

É importante construir uma identidade social na medida em que esta ajuda o indivíduo a sentir-se parte do seu grupo de pertença, principalmente em termos emocionais e de valores (Senos, & Diniz, 1998). De referir que, dependendo das qualidades ou ausência delas, deste grupo de pertença, isso influenciará a identidade social do indivíduo no sentido de se tornar mais ou menos positiva (Senos, & Diniz, 1998).

A respeito desta influência Tomé, Camacho, Matos e Diniz (2011) consideram que, a melhor forma de se fazer uma prevenção de comportamento desviante (abuso de drogas, consumo de tabaco, entre outros) na adolescência, será, precisamente, observando o tipo de grupo de pertença ao qual o indivíduo se associa.

Por estas razoes, Oliveira, Camilo e Assunção (2003) focam a preocupação com alguns comportamentos de risco por parte dos adolescentes, devido à importância colocada face aos grupos de pertença, associadas ao seu conformismo perante certas regras grupais que, por vezes, violam as regras, valores e normas que os mesmos adquiriram no seio da família e que já estavam enraizadas.

O método de avaliação da identidade social do indivíduo construída no grupo de pertença é fundamentado com base na comparação entre o seu próprio grupo e os outros grupos, isto é in-group e out-group (Senos, & Diniz, 1998).

Assim, de acordo com a revisão da literatura de Senos e Diniz (1998, p.3) pode concluir-se que:

“Da mesma maneira que os indivíduos lutam por um auto-conceito positivo, também o fazem por uma identidade social positiva, pelo que o grupo de pertença deve divergir de outros grupos, positivamente; essa identidade social positiva é conseguida pela comparação entre grupos, onde o in-group deve ser diferente dos out-groups mais importantes.”

Conclusão

Verifica-se a importância dos grupos de pertença, essencialmente na fase da adolescência, por ser um estágio de desenvolvimento marcado por várias mudanças que influenciam a construção de identidade do indivíduo e por ser nesta fase que os grupos aparecem. É necessário reter que a influência dos grupos por ser de forte importância, merece uma enorme atenção no sentido de analisar se a mesma promove o crescimento saudável do indivíduo, ou se, pelo contrário, se acarreta riscos acerca do seu comportamento.

3213 Visualizações 1 Total

References:

  • De Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes; Camilo, Adriana Almeida e Assunção, Cristina Valadares. Tribos urbanas como contexto de desenvolvimento de adolescentes: relação com pares e negociação de diferenças. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.1 [citado 2016-07-14], pp.61-75. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2003000100007;
  • Senos, Jorge e Diniz, Teresa. Auto-estima, resultados escolares e indisciplina. Estudo exploratório numa amostra de adolescentes. Análise Psicológica [online] 1998, vol.16, n.2 [citado 2016-07-15], pp.267-276. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S0870-82311998000200006&script=sci_arttext&tlng=p
  • Tomé, Gina., Camanho, Inês., Matos, Margarida Gaspar., & Diniz, José Alves. A influência da comunicação com a família e grupos de pares no bem-estar e nos comportamentos de risco nos adolescentes portugueses. Psicologia, Reflexão e Crítica [online] 24.4. (2011). [citado 2016-07-15]: 747-756. Disponível em http://search.proquest.com/openview/1866048c01bf2b3660203a7076e408bd/1.pdf?pq-origsite=gscholar&cbl=2035993.
3213 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.