Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica respeita ao processo de estudo e compreensão das queixas e dificuldades do indivíduo, num determinado momento, bem como do funcionamento da sua personalidade.

Definição de Avaliação psicológica

A avaliação psicológica respeita ao processo de estudo e compreensão das queixas e dificuldades do indivíduo, num determinado momento, bem como do funcionamento da sua personalidade.

Métodos de avaliação psicológica

Num primeiro momento, é realizada a anamnese no âmbito da entrevista clínica, tendo em vista recolher informações sobre a história de desenvolvimento cognitivo, emocional, familiar e social a par dos antecedentes clínicos. A informação recolhida permitirá ao psicólogo enquadrar a problemática apresentada no contexto da história de vida do indivíduo e do seu desenvolvimento.

A par desta, são escolhidos testes ou inventários de avaliação de acordo com a queixa, podendo estes referir-se a medidas de avaliação dos processos cognitivos (e.g. WMS, TRV Benton) e da capacidade intelectual (e.g. WAIS, WISC) ou do funcionamento da personalidade (e.g. MMPI, NEO-PI-R, Teste de Rorschach). Estes últimos abrangem os estilos ou tendências de pensar, sentir e agir, proporcionando uma compreensão ampla do modo como o paciente funciona psicologicamente.

Comummente são utilizados inventários de sintomas (e.g. BSI, CBCL) cuja finalidade é justamente o conhecimento do espetro de sinais ou sintomas psicopatológicos que o indivíduo manifesta e que possa não ter mencionado no âmbito da entrevista clínica. Os resultados obtidos permitem ao psicólogo conhecer detalhadamente os sintomas que consubstanciam o sofrimento ou distress psicológico e que podem, ou não, configurar uma perturbação psicológica.

Paralelamente, a observação constitui outra medida de avaliação, já que o modo como o paciente se comporta no âmbito do espaço terapêutico pode ser igualmente informativa no que respeita ao modo como este se relaciona com os outros.

Finalidade

A avaliação psicológica proporciona então um quadro compreensivo do indivíduo, auxiliando no estabelecimento de objetivos terapêuticos em colaboração com o paciente. Por sua vez, o estabelecimento de objetivos constitui a preparação para o processo de intervenção psicológica, isto é, o processo no âmbito do qual serão pensadas, experienciadas, reestruturadas e ensaiadas mudanças de acordo com os objetivos estabelecidos.

Por este motivo, a avaliação psicológica é realizada num momento prévio à intervenção, não obstante ser muitas vezes realizada no fim/num momento avançado do processo terapêutico como medida comparativa relativamente ao momento de início da intervenção.

Especificidades

Acresce ainda que a avaliação psicológica assume diferenças mediante o público-alvo, ou seja, consoante o paciente seja uma criança/adolescente ou um adulto. Quando o paciente é uma criança ou adolescente, a avaliação é realizada com participação dos pais ou cuidadores, não obstante ser imprescindível conhecer a perspetiva e compreensão da criança ou do adolescente relativamente ao motivo de avaliação psicológica.

Nesta situação, a comunicação deve necessariamente adequar-se ao nível de desenvolvimento da criança/adolescente.

Acresce que o psicólogo é o único profissional habilitado para a realização de avaliação psicológica. Além da avaliação psicológica no contexto clínico e da saúde, em psicologia são também realizadas avaliações psicopedagógicas e de orientação vocacional, estas últimas usualmente concretizadas pelo psicólogo educacional.

Também no âmbito das organizações e do trabalho podem ser realizadas avaliações, como por exemplo na admissão de candidatos a uma função ou na avaliação psicossocial e de stress profissional.

Palavras-chave: Avaliação psicológica; anamnese; inventário de avaliação; personalidade; processos cognitivos

1846 Visualizações 1 Total

References:

  • Groth-Marnat, G. (2003). Handbook of Psychological Assessment. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
  • Sommers-Flanagan, R. & Sommers-Flanagan, J. (1999). Clinical Interviewing. New York: John Wiley & Sons.
1846 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.