Mala Direta

Conceito, finalidade, utilização e benefícios de uma Mala Direta

Mala Direta é uma estratégia de divulgação de produtos e serviços baseada no envio de correspondência, nomeadamente através de email marketing.

 

Mala Direta é também um recurso do Microsoft Word e de muitos outros editores de texto que facilita a produção de etiquetas e cartas padronizadas.

 

A Mala Direta é assim um sistema de divulgação (de mensagens publicitárias, conteúdos de marketing, avisos, declarações, cobranças, etc) que tanto pode ser enviado pela Internet, como pelo correio tradicional. No entanto, a expressão é mais usada no meio online onde os recursos da web permitem maior eficácia, particularmente para a divulgação de produtos, serviços ou para fins informativos.
Hoje em dia, também se fala muito em Mala Direta para designar o envio de um email para vários destinatários: um comunicado, um anúncio, um alerta, enviado a um grande número de pessoas, sob um mesmo modelo, faz parte, efetivamente, de uma estratégia de Mala Direta. Assim, é comumente aceite que se pode usar a expressão Mala Direta quando existe um texto padrão completo ou incompleto, quando existe um banco de dados (fonte), que será utilizado para completar as lacunas do texto padrão e quando existe uma mistura dos dois itens anteriores.

 

Finalidade da Mala Direta

A Mala Direta ajuda uma empresa a melhorar os resultados do seu negócio e aumentar a base de dados de clientes porque gera proximidade e promove interação e diálogo. E ao manter um diálogo constante com os seus clientes, uma empresa consegue construir relacionamentos duradouros e, naturalmente, obter informações valiosas para gerar melhores resultados para o negócio, ou seja, mais vendas.

 

Quando usar a Mala Direta?

Exemplos…
– Para conquistar novos clientes.

– Para recuperar clientes antigos.

– Para fidelizar e manter um bom relacionamento com os clientes.

– Para aumentar as vendas e expandir os negócios.

– Para lançar ou testar um novo produto ou serviço.

– Para construir e dar notoriedade a uma marca.

– Para promover eventos como espetáculos, exposições, competições, etc.

 

Quais os principais benefícios da Mala Direta?

A Mala Direta é uma forma poderosa de entregar a mensagem certa à pessoa certa. Permite segmentar o público, personalizar a mensagem ou a oferta e ainda medir os resultados. Eis os seus principais benefícios:

 

– Concentra-se num grupo de clientes mais propensos a responder à oferta em causa.

– Personaliza, ou seja, dirige-se aos clientes de forma pessoal e exclusiva de modo a que estes sintam que a empresa em causa compreendeu as suas necessidades.

– É mensurável e permite um acompanhamento de resultados de todas as ações.

– É fácil e lucrativa. Não são necessários grandes conhecimentos técnicos nem investimentos para desenvolver uma ação de Mala Direta.

 

Como criar uma boa campanha de Mala Direta?

 

  1. Planear

Antes de mais, é necessário definir qual o produto ou serviço (ou empresa) que se quer divulgar. Depois, definir também metas, objetivos, datas de envio, número de recetores, orçamento disponível, retorno esperado, etc.

 

  1. Segmentar

Depois de planeada, a ação deve ser segmentada e para isso uma empresa tem de saber com precisão quem são os seus clientes e, entre eles, quem são os clientes que se podem interessar por uma ação de Mala Direta em particular.

 

  1. Atrair

A frase principal da Mala Direta deve ser capaz de atrair o seu público, funcionando como chamariz para que, depois, as pessoas acabem por ler e ver o resto do conteúdo. Essa frase deve ser curta e explícita.

 

  1. Informar

O restante texto da Mala Direta também deve ser planado com cuidado, pois não deve ser nem muito pequeno nem muito grande. Deve-se escrever apenas o suficiente para que a área da Mala Direta não fique “poluída”, mas sem deixar de incluir todas as informações importantes, explicando por que é que a oferta em causa traz um benefício para o cliente e, por exemplo, acrescentando testemunhos de clientes satisfeitos, citações da imprensa, etc. Não esquecer também de colocar telefone, endereço do site, blog e redes sociais.

 

  1. Chamar para a ação

Uma estratégia de Mala Direta deve conter um CTA (call-to-action ou chamada para a ação) de modo a convidar o cliente a fazer alguma coisa: visitar uma loja virtual ou física, experimentar uma amostra, entrar em contacto, visitar o site, ler um artigo no blog, etc.

 

  1. Ilustrar

As imagens ajudam muito a vender, mas devem ser de qualidade.

 

  1. Tratar do layout e enviar

Por fim, há que tratar do layout da ação (se necessário, recorrendo à ajuda de um web designer), mas seguindo as orientações já definidas, enviar por email ou então para uma gráfica e depois imprimir e distribuir.

744 Visualizações 1 Total
744 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.