Ponto de venda

Conceito de ponto de venda e estratégias para atrair os clientes, online e offline

loja

Ponto de venda ou PDV (em inglês POS, de point of sale) é um local que expõe e vende produtos ou serviços.

 

Regra geral, quanto mais tempo o consumidor permanecer no interior do PDV, maior é a probabilidade de vir a efetuar uma compra e/ou reforçar uma relação afetiva com a marca. Por isso, é fundamental criar no ponto de venda um ambiente que atraia e afeta de forma positiva as atitudes dos consumidores, promovendo as vendas.

 

Efetivamente, o PDV tem como objetivo entregar a promessa da marca. E fá-lo ou deve faze-lo destacando um ou mais produtos/serviços de modo a facilitar a aquisição. Para tal, o ponto de venda conta com a ajuda de expositores e vitrinas, entre outros suportes, que, de preferência, tenham um design capaz de tirar proveito do uso de cores e impressão para tornar o local mais atrativo.

As técnicas utilizadas para tornar um PDV mais chamativo são levadas a cabo pelo marketing que por sua vez se baseia em estudos sobre o comportamento de compra dos consumidores. Nesse sentido, é importante pensar quer na decoração e jogo de luzes, mas também no nível de conforto, climatização, música e perfume do PDV, entre outros pormenores que poderão trazer uma energia positiva que auxiliará no processo de compra e venda.

 

Ponto de venda versus loja

Por vezes o uso do termo ponto de venda prende-se mais com negócios que possuem mais do que uma loja, sendo que no caso de uma empresa que possui apenas um espaço (físico ou virtual) se costuma utilizar a expressão loja, precisamente. De qualquer modo o termo ponto de venda é um sinónimo de loja.

 

Ponto de venda versus loja virtual

Um ponto de venda tanto pode ser um lugar físico (loja) como um sítio online (loja virtual), mas em qualquer um dos casos é sempre um espaço comercial que pretende mostrar e vender bens a consumidores/visitantes que, em caso de interesse, pagarão um determinado preço por eles.

De ressalvar ainda que, em alguns negócios o ponto de venda está localizado nas mesmas instalações do espaço reservado à produção ou fábrica, como é o caso das padarias.

 

Como melhorar um ponto de venda?

Para melhorar um PDV é necessário planear uma estratégia eficiente de merchandising, sendo que se entende por merchandising a técnica de planeamento e promoção de um produto/serviço, no local e tempo adequado.

Nesse sentido, há que atender a alguns pontos cruciais para o sucesso do ponto de venda:

 

Produtos

Os produtos ou serviços devem estar sempre limpos e reluzentes, sem qualquer vestígio de pó, riscos ou marcas de envelhecimento.

 

Iluminação

Um bom projeto de iluminação é fundamental para captar clientes e aumentar as vendas porque a quantidade e intensidade ideal da luz, conduz os olhos e a atenção do consumidor para o ou os produtos que o PDV deseja destacar.

 

Formação

Os vendedores deverão, por seu turno, ter uma formação adequada de modo a que se consigam mostrar sempre simpáticos e prestativos sem serem intrusivos com os clientes.

 

Decoração

A decoração do espaço deve estar ajustada ao produto/serviço que se tem para oferecer e ao estilo de vida e interesses do público que estará disposto a adquiri-lo.

 

Pontos quentes

Os pontos quentes (hott points) são os locais estrategicamente mais importantes e que ficam, geralmente, perto da entrada do PDV ou junto do caixa.

 

Como melhorar um ponto de venda virtual?

Os pontos de venda online ou lojas virtuais têm, como é evidente, algumas diferenças face às lojas físicas, mas as estratégias a nível de merchandising são parecidas porque o objetivo é precisamente o mesmo: chamar a atenção do consumidor, neste caso do visitante ou utilizador.

Porém, online interessa apostar em estratégias de otimização de sites e em links patrocinados, por um lado, e por outro num design inovador e criativo que promova a interatividade entre cliente e empresa.

Em suma, um ponto de venda virtual deve oferecer informações bastante detalhadas e objetivas sobre os produtos (aspeto, preço, etc), pois não possui vendedores que auxiliem o cliente a adquirir um produto ou serviço (mesmo que tenha um chat). Para atrair os visitantes, deve ser ainda capaz de transmitir confiança, através de informações claras e honestas, serviço de apoio ao cliente (chat, telefone, email) e ainda através da garantia de troca de produtos ou até devolução de dinheiro em caso de insatisfação.

Por fim, um PDV online tem de possuir um software próprio ou plataforma de e-commerce e oferecer diversas formas de pagamento aos clientes.

555 Visualizações 1 Total
555 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.