E-Commerce

Conceito de E-Commerce: O termo E-Commerce, que em português significa comércio electrónico ou comércio virtual, designa a compra e venda de (…)

Conceito de E-Commerce

O termo E-Commerce, que em português significa comércio electrónico ou comércio virtual, designa a compra e venda de produtos ou serviços quando os compradores recorrem a sistemas electrónicos (nomeadamente o computador) para a realização da aquisição. O conceito tem já algumas décadas mas o seu grande boom deu-se com a massificação da Internet pelo que o e-commerce se tornou quase sinónimo de compras pela Internet.

Nos últimos anos, o número de empresas que recorrerem à Internet como canal de venda dos seus produtos e o volume de negócios efectuados através deste canal tem vindo a crescer de forma exponencial. O baixo custo da transacção, a disponibilidade temporal, a inexistência de limites territoriais, a que se junta a evolução dos sistemas de segurança informática, a diversidade de meios de pagamento e a cada vez maior apetência dos consumidores para a utilização da Internet constituem os principais factores de desenvolvimento do E-Commerce.

É vulgar dividir o E-Commerce em diversos tipos de acordo com as entidades envolvidas na transacção:

  • B2C (Business to Consumer): transacção efectuada da empresa para o consumidor final, nomeadamente através a criação das chamadas lojas virtuais ou lojas electrónicas.
  • B2B (Business to Business): transacção efectuada entre duas empresas;
  • C2C (Consumer to Consumer): transacção efectuada entre duas pessoas particulares; este tipo tornou-se mais vulgar com o surgimento com o surgimento de sítios na Internet especializados que permitem o encontro entre as partes.
  • G2C (Governement to Citizen): transacção comercial (ou outros relacionamento) entre entidades governamentais e os cidadão.
  • G2B (Governement to Business): transacção comercial entre entidades governamentais e as empresas.
683 Visualizações 1 Total
683 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.