Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Barragem da Aguieira é uma barragem que se localiza no rio Mondego nos limites dos municípios de Penacova e de Mortágua. A barragem também é conhecida por Barragem da Foz do Dão, uma vez que se situa a cerca de dois quilómetros a jusante da foz do rio Dão.
Este é um território que combina uma diversidade de paisagens e de cores: do verde das plantas e da floresta ao azul da água e da albufeira. A albufeira estende-se num espelho de água com mais de 2000 hectares no leito do maior rio português. Nas águas da albufeira desenvolvem-se atividades de recreio e lazer, como pesca, banhos, natação, navegação à vela e remo.
Com a construção da barragem os antigos vales dos rios Dão e Mondego tornaram-se em depósitos de águas paradas que motivam a visita de muitos turistas a locais como a praia fluvial Senhora da Ribeira (Santa Comba Dão). Além disso, destaca-se ainda o Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, um resort de cinco estrelas debruçado sobre a barragem.
História da Barragem da Aguieira
A construção da Barragem da Aguieira começou em 1973. A barragem e a central hidroelétrica entraram em funcionamento em 1981. Tinha como principais objetivos:
- Produção e fornecimento de energia hidroelétrica
- Irrigação agrícola
- Controlo das cheias na região do Baixo Mondego
A construção da barragem submergiu as aldeias de Breda (concelho de Mortágua) e Foz do Dão (concelho de Santa Comba Dão).
Características
A Barragem da Aguieira é uma barragem de betão de arcos múltiplos formada por três arcos e dois contrafortes centrais. Nestes contrafortes situam-se dois descarregadores de cheia.
Tem 89 metros de altura acima da fundação e 400 metros de comprimento do coroamento. Este localiza-se 125 metros acima do nível do mar. Em termos técnicos o volume da barragem é de 365 000 m3. Em pleno armazenamento a albufeira da barragem tem uma superfície de 20 km2 e uma capacidade total de 423 milhões de m3. A albufeira estende-se por Penacova, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.