Luas do sistema solar

Enumeração das Luas do sistema solar e a sua associação aos planetas em relação aos quais realizam as suas orbitas…

Luas do sistema solar – enumeração

Lua

Lua

As luas do sistema solar correspondem a todos os satélites naturais que se encontram associados aos planetas do sistema solar. Um satélite natural é um corpo celeste que se encontra pode todo o universo, cuja orbita é em relação a um corpo maior do que ele, geralmente um planeta.

Os satélites naturais são muitas vezes conhecidos pela designação de luas devido ao nome do satélite da Terra. Um grande número de luas do sistema solar forma descobertas por Galileu Galilei que dedicou a sua vida ao estudo dos céus. No entanto, as suas descobertas são disputadas por outro cientista, Simão Marius, astrónomo alemão do século XVII.

A grande maioria das luas acaba por ser descoberta devido às diversas sondas que os seres Humanos enviaram para o espaço, no entanto, estes satélites não correspondem todos a planetas secundários completamente formados.

Em 2011 eram conhecidas mais de 169 luas do sistema solar, pois estas orbitavam em redor de planetas principais. Não serão tidos em consideração os corpos celestes que orbitam em relação a planetas anões e outros corpos celestes, sendo que estes correspondem a um grande numero rondando os 200 corpos celestes.

As dimensões das luas do sistema solar podem variar consoante o tipo de planeta que orbitam, existindo luas com dimensões muito superiores a planetas, como por exemplo Ganímedes (lua de Júpiter) com um tamanho consideravelmente superior ao de Mercúrio (planeta do sistema solar de pequenas dimensões que não possui lua).

As Luas:

Luas do sistema solar

Luas do sistema solar

Os planetas como Mercúrio e Vénus não possuem luas, pois as suas dimensões são muito pequenas para serem capazes de atrair outros objetos para a sua orbita e mantê-los.

As luas do sistema solar podem ter-se formado por três diferentes processo. Um dos processos assume que o planeta e a lua formaram-se simultaneamente, algo que se supõe que tenha ocorrido das luas de maiores dimensões.

Outro dos processos de formação é a captura, isto é, a orbita do planeta atrai para si um corpo que passa então a orbitar em relação ao planeta, este processo poderá ter ocorrido nos satélites mais pequenos e que apresentam uma orbita mais irregular.

Por fim, o terceiro processo de formação de um satélite ocorre devido à colisão entre um corpo celeste e o planeta, como se suspeita que ocorreu entre o planeta Terra e a Lua.

Terra

O planeta Terra é o primeiro planeta do sistema solar que apresenta lua. A Lua deste planeta corresponde à quinta maior lua dos sistema solar, tendo sido visitada por seres humanos algumas dezenas de vezes.

A Lua acompanha a orbita da Terra pelo que apenas conseguimos visualizar um dos seus lados, pois sempre que o planeta realiza a sua translação, a Lua também o faz. A presença deste satélite permitiu o surgimento de vida no planeta, assim como a sua manutenção.

Marte

O planeta Marte possui dois satélites naturais cujos nomes são Fobos e Deimos, designações atribuídas a dois deuses gregos, relacionados com o medo e o pânico. O diâmetro destas luas é respetivamente cerca de 22,2 km e 12,6 km, tornando-os satélites de pequenas dimensões.

Júpiter

Este planeta possui mais de 69 luas diferentes, sendo que muitas delas são de pequenas dimensões e apresentam formas irregulares. Uma parte das luas de Júpiter receberam o seu nome devido às relações amorosas que o rei dos deuses romanos (Júpiter) teve com ninfas e mesmo com mulheres e homens humanos.

As luas de Júpiter designam-se por Ganímedes, Calisto, Io, Europa, Himalia, Amalteia, Tebe, Elara, Pasife, Métis, Sinope, Lisiteia, Carme. Ananke, Leda, Adrasteia, Caliroe, Temisto, Megaclite, Taigete, Lysithea, S/2000 J 11, Carpo, S/2003 J 12, S/2003 J 3, S/2003 J 18, S/2011 J 1, S/2010 J 2, Thelxinoe, Euanthe, Helike, Orthosie, Iocaste, S/2003 J 16, Praxidike, Harpalyke, Mneme, Hermippe, Thyone, Herse, Aitne, Kale, Taygete, S/2003 J 19, Chaldene, S/2003 J 15, S/2003 J 10, S/2003 J 23, Erinome, Aoede, Kallichore, Kalyke, Eurydome, S/2011 J 2, Pasithee, S/2010 J 1, Kore, Cyllene, Eukelade, S/2003 J 4, Hegemone, Arche, Isonoe, S/2003 J 9, S/2003 J 5, Sinope, Sponde, Autonoe, S/2003 J 2.

Saturno

O planeta Saturno possui 62 luas com diferentes formas e raios, sendo que algumas destas possuem nomes de deuses e ninfas romanas.A lua Titã deve o seu nome às suas grandes dimensões, tratando-se da maior lua de Saturno.

As Luas de Saturno designam-se por Titã, Reia, Jápeto, Dione, Tétis, Encélado, Mimas, S/2009 S 1, Pan, Daphnis, Atlas, Prometheus, Pandora, Epimetheus, Janus, Aegaeon, Methone, Anthe, Pallene, Telesto, Calypso, Helene, Polydeuces, Hyperion, Kiviuq, Ijiraq, Phoebe, Paaliaq, Skathi, Albiorix, S/2007 S 2, Bebhionn, Erriapus, Skoll, Siarnaq, Tarqeq, S/2004 S 13, Greip, Hyrrokkin, Jarnsaxa, Tarvos, Mundilfari, S/2006 S 1, S/2004 S 17, Bergelmir, Narvi, Suttungr, Hati, S/2004 S 12, Farbauti, Thrymr, Aegir, S/2007 S 3, Bestla, S/2004 S 7, S/2006 S 3, Fenrir, Surtur, Kari, Ymir, Loge, Fornjot.

Úrano

Úrano possui 27 luas, algumas com nomes de deuses ou figuras mitológicas. As luas de Úrano são Titânia, Oberon, Umbriel, Ariel, Miranda, Cordelia, Ophelia, Bianca, Cressida, Desdemona, Juliet, Portia, Rosalind, Cupid, Belinda, Perdita, Puck, Mab, Francisco, Caliban, Stephano, Trinculo, Sycorax, Margaret, Prospero, Setebos, Ferdinand.

Neptuno

Neptuno, considerado o último dos planetas do sistema solar possui cerca de 14 luas. As luas de Neptuno são Tritão, Proteu , Nereida, Naiad, Thalassa, Despina, Galatea, Larissa, S/2004 N 1, Halimede, Sao, Laomedeia, Psamathe , Neso.

661 Visualizações 1 Total

References:

MOONS. Space Facts Consultado em: Abril 30, 2018 em https://space-facts.com/moons/

Moons. National Geographic Society. Consultado em: Abril 30, 2018 em https://www.nationalgeographic.com/science/space/solar-system/moons/

(2017). Moons. NASA Science. Solar System Exploration. NASA (National Aeronautics and Space Administration) Consultado em: Abril 30, 2018 em https://solarsystem.nasa.gov/moons/overview/

661 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.