Lua

Lua se refere ao único satélite natural do planeta Terra.

Lua é o único satélite natural do planeta Terra. É considerada o quinto maior satélite natural de um planeta do Sistema Solar ao qual pertence. Ela possui apenas 27% do diâmetro da Terra. Sua densidade, por sua vez, equivale a 60% do nosso planeta. Acredita-se que a Lua tenha surgido há mais ou menos quatro bilhões e quinhentos milhões de anos, pouco após o nascimento da Terra.

As teorias acerca do que motivou o nascimento desse satélite não chegam a um consenso. A mais consensual entre os especialistas é que a Lua teria surgido após a Terra se chocar com outro corpo celeste. Os detritos desse impacto teriam dado origem ao único e solitário satélite terrestre.

A lua é considerada o corpo celeste mais brilhante no céu terrestre após o Sol. Ainda assim, ela é escura se vista do espaço. Ela mostra sempre a mesma face à Terra, e sua órbita segue sincronizada com nosso planeta. Esse satélite é composto por montanhas cristalinas, mares vulcânicos e crateras de impactos realizados por asteroides e outros corpos celestes.

Nosso satélite natural é, desde a Antiguidade, uma forte influência simbólica para a humanidade. Ela tem impacto cultural na linguagem, na elaboração dos calendários, na mitologia e na arte como um todo. Sua gravidade exerce força sobre as marés na Terra e inclusive relativiza a contagem dos dias.

Lua e seu impacto na humanidade

lua

A lua é o único astro além da Terra em que o ser humano já pisou. Em 1959, os soviéticos foram os primeiros a enviarem sondas não tripuladas ao satélite. Em 1968, com o Projeto Apollo, dos Estados Unidos, o ser humano chegou pela primeira vez à lua com a Apollo 8. Após essa missão, houve outras seis viagens tripuladas ao satélite entre 1969 e 1972.

Ainda que muitos não acreditem, a lua não tem fases. Ela possui desde sempre apenas uma face visível à Terra. As chamadas “fases da lua” dependem da rotação e da posição do planeta e da quantidade de luz do Sol que ilumina a superfície do satélite.

Nosso satélite ainda provoca mudanças nas marés. A variação da intensidade gravitacional da Lua de um lado a outro do planeta é responsável, em um primeiro momento, por agitar os mares. A lua ainda é conhecida pelos eclipses. Os eclipses lunares ocorrem somente em lua cheia, quando a Terra fica entre o Sol e a lua.

A lua possui ainda um enorme impacto cultural na sociedade humana. Ela é responsável por constituir a base de muitos calendários da Antiguidade. O mês como se conhece hoje em dia tem uma duração aproximada de um ciclo lunar. Esse satélite ainda influenciou a linguagem, uma vez que moon, month vem da mesma raiz que measure e menstrual, palavras que culturalmente estão interligadas.

505 Visualizações 1 Total

References:

https://www.britannica.com/place/Moon

505 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.