Conceito de Velocidade da Luz
A velocidade da luz designa a velocidade atingida por qualquer tipo de radiação electromagnética e que no espaço vazio é de cerca de 3.108 m/s (mais precisamente 299 792 458 metros por segundo). Em espaços não vazios, a velocidade da luz torna-se mais lenta, variando negativamente com a perda de refracção do meio.
De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, nada pode viajar mais rapidamente do que a luz.
A velocidade da luz é, portanto, uma variável fundamental da natureza, sendo utilizada em numerosas formulações matemáticas da física (por exemplo na famosa equação de conversão de matéria em energia de Einstein: E=mc2 em que c designa a velocidade da luz, m a massa e E a quantidade de energia).
Por outro lado, dada a sua grandeza, a velocidade da luz é também muito utilizada como unidade de medida para grandes distâncias no espaço: por exemplo, a estrela mais próxima do nosso sistema solar está a 4,2 anos luz de distância da Terra; ou o Sol está a cerca de 8 minutos de distância da Terra.
Nota Histórica
Até 1676, acreditava-se que a luz era instantânea. Contudo, nesse ano, o astrónomo dinamarquês Ole Roemer observou no telescópio que, em comparação com os seus cálculos, havia um atraso de 22 minutos nos eclipses das luas de Júpiter. Ole Roemer concluiu que o atraso correspondia ao tempo que a luz das luas de Júpiter levava para alcançar a Terra, tendo assim estimado a velocidade da luz em 225.000 km/s. Mas o valor correcto, 299.792 km/s, seria determinado apenas em 1926 pelo físico Albert Michelson.