Vênus

Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar.

Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar a partir do Sol, com uma órbita completa que dura 224,7 dias. Seu nome, assim como todos os outros planetas do Sistema, não incluindo a Terra, deriva de uma divindade romana. No caso, é uma homenagem à deusa romana do amor e da beleza, cuja equivalência grega é Afrodite.

Esse planeta é o segundo corpo celeste mais brilhante do céu noturno, ficando atrás apenas da Lua. Ele atinge o brilho máximo antes do nascer do Sol ou logo após o crepúsculo. Por esse motivo, Vênus recebe também os nomes de Estrela da manhã ou Estrela vespertina.

Vênus se encaixa na definição de planeta terrestre ou telúrico, sendo considerado em certa frequência um irmão da Terra. Ambos têm tamanho aproximado, assim como massa e composição. Esse planeta, dentre todos do Sistema Solar, é o que possui a atmosfera mais densa, composta principalmente por dióxido de carbono.

Os astrônomos acreditam que em um passado remoto havia oceanos exatamente iguais aos da Terra no planeta Vênus. Após evaporarem, restou apenas desertos, com uma paisagem árida, seca e cheia de poeira. As moléculas de água se dissociaram e provavelmente o hidrogênio foi levado ao espaço. A pressão atmosférica nesse planeta é noventa e duas vezes maior que a da Terra.

vênus

Vênus e suas características

Vênus possui temperaturas que estão acima dos 461 ºC. Isso deve a sua atmosfera ser rica em CO2 e às densas nuvens de dióxido de enxofre que cobrem o planeta. Por essa razão, vênus possui o maior efeito estufa do Sistema Solar. Sua temperatura média é maior até mesmo que a de Mercúrio, ainda que Mercúrio esteja duas vezes mais perto do Sol do que Vênus.

Veja abaixo alguns números acerca de Vênus:

  • Diâmetro médio:103,60 km;
  • Área da superfície: 4,60 x 108 km2;
  • Volume: 92,843 ×1010km³;
  • Massa: 4,8685 ×1024kg;
  • Densidade média: 5,243 g/cm³;
  • Gravidade da superfície: 8,87 m/s2;
  • Período de rotação: -5832,5 horas (-243,021) dias;
  • Temperatura média: 461 ºC.

Aspectos culturais

O planeta Vênus tem significativa importância na cultura da Antiguidade. Ele aparece em textos babilônios desde 1600 antes de Cristo. Para esse povo, ele era Ishtar, a deusa do amor e da feminilidade. Os egípcios acreditavam que Vênus era, na verdade, dois corpos celestes, um que aparecia durante o alvorecer e outro que surgia durante o fim da tarde.

Os gregos antigos também acreditaram durante algum tempo que Vênus não era um só planeta. Apenas mais tarde, no auge da sabedoria helênica, que o povo grego entendeu Vênus como um só corpo celeste, sendo nomeado de Afrodite, a deusa do amor. Os antigos nomes do planeta eram Herperos, que foi traduzido posteriormente como Vespe (vespertino), e Phosphoros, que originou a palavra Lúcifer.

O planeta aparece também na cultura romana, que incorporou a religião grega e transformou Afrodite em Vênus. Séculos mais tarde, os maias desenvolveram um calendário religioso baseado nos movimentos desse astro. Chineses, coreanos, japoneses, vietnamitas, australianos e iranianos também cultuavam Vênus em suas culturas primitivas.

Vênus ainda representa a feminilidade na cultura moderna, devido a sua relação histórica e folclórica com as deusas do amor em diferentes povos. O símbolo astronômico do planeta é utilizado também pela biologia, como representação do sexo biológico feminino.

425 Visualizações 1 Total

References:

https://www.britannica.com/place/Venus-planet

425 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.