Selecção Portuguesa de Futebol 2010

Bildnummer: 06088458  Datum: 25.06.2010  Copyright: imago/Xinhua Mannschaftsbild Portugal, hiv.li.: Pepe, Ricardo Coast, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Cristiano Ronaldo, Torwart Eduardo, vorn: Tiago, Raul Meireles, Danny, Fabio Coentrao, und Duda PUBLICATIONxNOTxINxCHN; Fussball Herren WM Nationalteam Länderspiel Totale Mannschaftsbild vdig xng 2010 quer  Image number 06088458 date 25 06 2010 Copyright imago Xinhua Team picture Portugal HIV left Pepe Ricardo Coast Ricardo Carvalho Bruno Alves Cristiano Ronaldo Goalkeeper Eduardo front Tiago Raul Meireles Danny Fabio Coentrao and Duda PUBLICATIONxNOTxINxCHN Football men World Cup National team international match long shot Team picture Vdig  2010 horizontal

Campeonato do Mundo de 2010 – África do Sul

Portugal chegou ao Mundial da África do Sul sob o comando de Carlos Queiroz, que retornava à Federação Portuguesa de Futebol, desta feita para orientar a selecção principal, depois de ter conquistado dois Campeonatos do Mundo de Sub-20, duas décadas antes. O treinador português substituiu o brasileiro Luís Filipe Scolari após o Euro 2008 e conduziu a equipa à fase final, num Mundial de pouco brilho para a formação lusa.

Eduardo assumiu o lugar de Ricardo na baliza, numa selecção cujo «onze» titular oscilou frequentemente, com pouca consistência, com excepção do eixo defensivo, em que Bruno Alves e Ricardo Carvalho formaram dupla fixa. De resto, a defesa alterou desde Coentrão e Duda na esquerda a Miguel, Paulo Ferreira e Ricardo Costa na direita.  No meio campo, foram várias as alterações igualmente promovidas, sendo que o ponto de consenso foi a utilização de Cristiano Ronaldo no ataque em todos os jogos, naturalmente.

Portugal saiu de prova eliminado nos oitavos-de-final frente à Espanha, com um golo que resultou de fora-de-jogo não assinalado.

 

Lista de Jogadores convocados

Guarda Redes

eduardo beto daniel
Eduardo

(Sp. Braga)

Beto

(FC Porto)

Daniel Fernandes

(Iraklis)

 

Defesas

bruno rolando miguel ricardo
Bruno Alves

(FC Porto)

Rolando

(FC Porto)

Miguel

(Valência)

Ricardo Carvalho

(Chelsea)

paulo ricardo costa pepe coentrao
Paulo Ferreira

(Chelsea)

Ricardo Costa

(Lille)

Pepe

(Real Madrid)

 Fábio Coentrão

(Benfica)

 

Médios

duda meireles veloso tiago
Duda

(Málaga)

Raul Meireles

(FC Porto)

Miguel Veloso

(Sporting)

Tiago

(Atl. Madrid)

deco mendes ruben simao
Deco

(Chelsea)

Pedro Mendes

(Sporting)

Rúben Amorim

(Benfica)

Simão

(Atl. Madrid)

 

Avançados

ronaldo liedson danny almeida
C. Ronaldo

(Man. United)

Liédson

(Sporting)

Danny

(Zenit)

Hugo Almeida

(Werder Bremen)

 

Seleccionador Nacional

queiroz
Carlos Queiroz

 

 

Fase de Qualificação: Só no playoff

Portugal apenas conseguiu o apuramento para o Mundial, depois de disputar o playoff de acesso, contra a Bósnia. A equipa lusa ficou em 2º lugar no Grupo 1 de qualificação, atrás da Dinamarca, com quem sofreu a única derrota desta fase. No entanto, os 4 empates cedidos comprometeram, na altura, o apuramento directo.
 Grupo 1 P J V E D GM GS
1
Dinamarca Dinamarca
21 10 6 3 1 16 5
2
Portugal Portugal
19 10 5 4 1 17 5
3
Suécia Suécia
18 10 5 3 2 13 5
4
Hungria Hungria
16 10 5 1 4 10 8
5
Albânia Albânia
7 10 1 4 5 6 13
6
Malta Malta
1 10 0 1 9 0 26

 

Playoff: Portugal Portugal 2-0 Bósnia e Herzegovina Bósnia e Herzegovina

Com duas vitórias por 1-0 em ambas as mãos do playoff, Portugal qualificou-se para o seu terceiro Mundial consecutivo, garantindo presença na África do Sul.

Fase de grupos: podia ter sido melhor

Portugal terminou a fase inicial sem qualquer derrota, mas apenas com uma vitória, no 2º lugar do Grupo G, que incluía um campeão do Mundo: o Brasil. A equipa de Carlos Queiroz somou 5 pontos, fruto de uma vitória sobre a Coreia do Norte e dois empates com Costa do Marfim, no primeiro jogo, e Brasil, no último encontro.
Grupo G P J V E D GM GS
1
Brasil Brasil
7 3 2 1 0 5 2
2
Portugal Portugal
5 3 1 2 0 7 0
3
Costa do Marfim Costa do Marfim
4 3 1 1 1 4 3
4
Coreia do Norte Coreia do Norte
0 3 0 0 3 1 12

 

 Costa do Marfim Costa do Marfim 0-0 Portugal Portugal

Terça 15 Junho 2010 – 15h00 – Nelson Mandela Bay Stadium (Port Elizabeth) – 37034 Espectadores – Árbitro: Jorge Larrionda (URU)

No primeiro jogo, Portugal pouco fez contra a Costa do Marfim. Um empate sem golos era o resultado de uma partida que até  teve alguns momentos de emoção, principalmente nos pés de Cristiano Ronaldo na etapa inicial, mas que foi marcada mais pelo nervosismo e forte marcação de ambas equipas. Drogba, que chegou a ser dado como carta fora do baralho do Mundial, superou a operação no braço direito e entrou no segundo tempo com uma tala, mas pouco produziu.

Titulares: Eduardo, Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão. Raul Meireles (Rúben Amorim, 85′), Pedro Mendes, Deco (Tiago, 62′), Cristiano Ronaldo (C), Danny (Simão, 55′) e Liedson.

 

Portugal Portugal 7-0 Coreia do Norte Coreia do Norte

Segunda 21 Junho 2010 – 12h30 – Green Point Stadium (Cape Town) – 63644 Espectadores – Árbitro: Pablo Pozo (CHI)

Golos: Raul Meireles (29′), Simão (53′), Hugo Almeida (56′), Tiago (60′ e 89′), Liedson (80′) e Cristiano Ronaldo (87′)

Os golos surgiram como o “ketchup“. A analogia tinha sido feita por Ronaldo, quando questionado sobre o motivo que o levavam a não estar a ser eficaz na finalização ao serviço da selecção, e cumpriu-se no jogo com a Coreia. Portugal goleou por 7-0 e Ronaldo marcou um dos golos, curiosamente o mais estranho, depois de um ressalto que fez a bola bater-lhe nas costas e cair-lhe nos pés para empurrar para o fundo da baliza, num momento caricato, reconhecido pelo próprio jogador logo de imediato na reacção ao golo. Um empate no último jogo seria praticamente suficiente para garantir o apuramento, uma vez que mesmo que a Costa do Marfim vencesse a Coreia do Norte, teria de aplicar uma goleada superior.

Titulares: Eduardo, Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão. Raul Meireles (Miguel Veloso, 70′), Pedro Mendes, Tiago, Cristiano Ronaldo (C), Simão (Duda, 74′) e Hugo Almeida (Liedson, 77′)

 

Portugal Portugal 0-0 Brasil Brasil

Sexta 25 Junho 2010 – 15h00 – Moses Mabhida (Durban Stadium) – 66712 Espectadores – Árbitro: Benito Archundia (MEX)

Com uma exibição muito competente, diante do Brasil, Portugal empatou a zero e carimbou a passagem aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, como segundo classificado do Grupo G. Embora não tenha sido um jogo deslumbrante, a equipa das quinas esteve bem no que diz respeito ao processo defensivo e chegou ao final da primeira fase sem qualquer golo sofrido. No entanto, ficou a sensação de que poderia ter feito mais para vencer o jogo e chegar ao 1º lugar do Grupo, o que faria com que evitasse defrontar a Espanha, campeã da Europa, nos oitavos-de-final.

Titulares: Eduardo, Duda (Simão, 54′), Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Ricardo Costa; Pepe (Pedro Mendes, 64′), Fábio Coentrão, Raul Meireles (Miguel Veloso, 84′) e Tiago; Cristiano Ronaldo e Danny.

 

 

Oitavos-de-final: eliminação frente à campeã da Europa

Espanha Espanha 1-0 Portugal Portugal

Terça 29 Junho 2010 – 19h30 – Green Point Stadium (Cape Town) – 62955 Espectadores – Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)

Golos: David Villa (63′)

Um golo de David Villa, aos 63 minutos, mandou Portugal para casa no primeiro jogo a eliminar. A selecção portuguesa falhou o acesso aos quartos-de-final, depois de até ter conseguido medir forças de forma equilibrada durante grande parte do jogo. No entanto, a primeira substituição de Carlos Queiroz teve um efeito redutor na capacidade de Portugal chegar à baliza adversária, ao tirar profundidade à equipa com a troca de Hugo Almeida por Danny. Portugal recuou demasiado no terreno, e a Espanha chegou ao golo. Sem plano B e sem ideias, a formação lusa não conseguiu inverter o resultado e perdeu o encontro.

Titulares: Eduardo,  Fábio Coentrão, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Ricardo Costa; Pepe (Pedro Mendes, 72′), Raul Meireles e Tiago; Cristiano Ronaldo, Simão (Liedson, 72′) e Hugo Almeida (Danny, 58′).

3120 Visualizações 2 Total

References:

http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=1813&fase=13423&grupo=785

3120 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.