SC Braga

O SC Braga é uma das históricas equipas do futebol português, e uma das mais influentes equipas do futebol lusitano na actualidade.

Logo SC Braga

Logo SC Braga

Fundação: 19 de Janeiro de 1921.

Cidade/país: Braga, Portugal.

Estádio: Estádio Municipal de Braga

Cor equipamento principal: Vermelho e Branco.

Principal rival: Vitória de Guimarães.

Epíteto: Os Arsenalistas.

História:

O Sporting Clube de Braga ou simplesmente SC Braga foi fundado por um grupo de adeptos do Sporting Clube de Portugal da cidade de Braga em Janeiro de 1921, que desde 1919 juntavam-se para jogar futebol, utilizando um equipamento baseado no do Sporting.

Pela quantidade de adeptos benfiquistas em Braga na época, e pela rivalidade entre Benfica e Sporting não atingir as proporções actuais na época, escolhem o vermelho e branco com cores do clube. Na época de 1946-47 o SC Braga manteve o vermelho e branco, mas alterou o formato dos uniformes, do equipamento “à Benfica”, para um equipamento inspirado no do Arsenal de Inglaterra, ficando a partir desse momento conhecido como os Arsenalistas.

O clube rapidamente conseguiu impor-se como a equipa mais forte da cidade de Braga, atraindo os melhores jogadores dos outros clubes da urbe minhota. Rapidamente este domínio estendeu-se para a competição regional, embora a nível nacional o SC Braga não tivesse conseguido grandes sucessos na década de vinte.

Após alguns problemas financeiros que provocaram a saída dos principias atletas do clube, e perda de protagonismo no Minho para o grande rival Vitória de Guimarães na década de trinta, o SC Braga ressurge na década de quarenta, regressando aos campeonatos nacionais em 1942-43, disputando a Segunda Divisão e conseguindo o título neste campeonato e consequente subida de divisão para a elite do futebol lusitano na temporada de 1946-47, onde manteve-se até a temporada de 55-56. Os anos seguintes ficariam marcados por promoções e despromoções

O primeiro grande sucesso do clube surgiria na temporada de 1965-66 com a conquista da Taça de Portugal por 1 a 0 ante o Vitória de Setúbal. Após este sucesso, o clube realizou prestações modestas no campeonato e voltou a ser despromovido em 1970.

Em 1976 e após o 25 de Abril, regressa à Primeira Divisão, onde mantém-se ininterruptamente até hoje. Nas décadas de oitenta e noventa o SC Braga consegue algumas classificações no topo da tabela e atingir algumas finais da Taça, onde acabaria sempre derrotado.

As últimas décadas do século XX marcaram a estabilização do clube enquanto equipa influente no principal escalão do futebol português. O século XXI e assumir da presidência em 2003 por parte de António Salvador, mudou por completo o clube.

A partir de 2003 o clube gradualmente foi conquistando o estatuto de quarta equipa em Portugal, aproveitando o declínio desportivo do Boavista. Consegue diversas participações nas competições europeias, resultantes das boas prestações no campeonato português. Na temporada de 2009-2010 consegue um histórico segundo lugar no campeonato.

Graças às prestações nacionais, o SC Braga participa por duas vezes na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas o ponto alto das campanhas europeias foi a época de 2010-11, e após eliminar o Liverpool, Dínamo de Kiev e Benfica, atinge a final da Liga Europa. Numa final 100% portuguesa, única até o momento, cai ante o FC Porto por 1 a 0.

Novos sucessos dar-se-iam contra o FC Porto, primeiro na temporada de 2012-13 na Taça da Liga por 1 a 0 e o segundo em 2015-16 após empate a duas bolas no tempo regulamentar e prolongamento, na marcação de grandes penalidades na Taça de Portugal.

Títulos:

  • Vencedor Taça de Portugal por duas vezes: 1965-66 e 2015-16.
  • Vencedor Taça da Liga Portuguesa por uma vez: 2012-13.
  • Vencedor Segunda Divisão Portuguesa por duas vezes: 1946-47 e 1963-64
  • Vencedor Taça Intertoto por uma vez: 2007-08.
1057 Visualizações 2 Total

References:

http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=86

1057 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.