Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Serra do Gerês é a segunda maior elevação de Portugal Continental, com um cume que atinge 1545 metros de altitude. Localiza-se no norte de Portugal, incluída no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Caracterização da Serra do Gerês
O Gerês é uma cadeira granítica que se estende de nordeste para sudoeste, ao longo de 35 quilómetros, entre a Fonte Fria e o rio Caldo. Esta é a segunda maior elevação de Portugal Continental, com um cume que atinge 1545 metros de altitude,no Alto do Borrageiro. A serra situa-se entre os rios Homem e Cávado, fazendo parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês. Além disso, está incluída na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o único parque nacional em território português.
Além do seu ponto mais alto, a 1545 metros, a serra tem outros picos de relevo:
- Cume dos Carris (1507 metros de altitude)
- Pico da Cabreira (1534 metros de altitude)
- Altar dos Cabrões (1544 metros de altitude).
Existem vestígios de características geomorfológicas de origem glaciar de baixa altitude nesta serra, assim como blocos erráticos, moreias e pequenos circos glaciários em locais como a Lagoa do Marinho, o Alto do Vale do Vez e Couce.
Esta é uma serra com uma rica fauna e flora. No Gerês a vegetação está dividida por três zonas de altitude: até aos 1200 metros predominam os castanheiros, azevinhos, medronheiros e pilriteiros; entre os 1200 e os 1400 metros encontramos teixos, vidoeiros e pinheiros nórdicos; e acima dos 1400 metros as árvores dão lugar a pequenos arbustos e ao zimbro.
Dados Gerais
Coordenadas: 41° 49′ 25″ N 8° 2′ 26″ O
Altitude máxima: 1545 metros
Localização: Norte de Portugal
Cordilheira: Sistema Peneda-Gerês