Prevenção da gravidez na adolescência

A prevenção da gravidez na adolescência pretende evitar a maternidade precoce através de estratégias de promoção da saúde.

A prevenção da gravidez na adolescência pretende evitar a maternidade precoce através de estratégias de promoção da saúde.

Alguns estudos preocupam-se com a prevenção da gravidez na adolescência devido ao alto nível de incidência de adolescentes grávidas, com gravidez não planeada, e cuja procriação tende a ser maior do que no caso de quem não experiência uma gravidez nesta fase de desenvolvimento (Berlofi, Alkmin, Barbieri, Guazzelli, & Araújo, 2006).

Por esse motivo, vários são os projetos existentes e já lançados no sentido de precaver, através de diferentes meios, e conseguir prevenir a gravidez prematura. Alguns dos métodos mais utilizados são informação prestada, métodos anti concepcionais e programas de prevenção (Berlofi, Alkmin, Barbieri, Guazzelli, & Araújo, 2006).

Muitos estudos revelam que quanto mais cedo for feita a devida prevenção da gravidez nesta faixa etária, melhores serão os resultados uma vez que é mais fácil que cada vez mais adolescentes adiram aos programas de prevenção (Gurgel, Alves, Moura, Pinheiro, & Rego, 2010).

Um dos objetivos fundamentais é garantir a vida sexual satisfatória mas ao mesmo tempo consciente, para que a adolescente possa decidir quando e quantas vezes pretende ser mãe no futuro (Berlofi, Alkmin, Barbieri, Guazzelli, & Araújo, 2006).

É por este motivo que se verifica uma alta taxa de sucesso em projetos de prevenção assentes no diálogo, na promoção da educação sexual, em que se possa englobar toda uma comunidade (Gurgel, Alves, Moura, Pinheiro, & Rego, 2010).

O principal objetivo da prevenção de gravidez na adolescência, é, de acordo com variados estudos, conseguir a promoção da saúde familiar, sexual e reprodutiva, principalmente para as adolescentes (Gurgel, Alves, Moura, Pinheiro, & Rego, 2010).

Conclusão

A prevenção da gravidez na adolescência busca promover a saúde de indivíduos nesta faixa etária mediante programas que proponham estratégias aderentes. A maioria dos estudos indica que quanto mais cedo começam os programas de prevenção, mais fácil e bem sucedidas serão todas as estratégias utilizadas e mais fácil será a adesão da comunidade às mesmas, já que se trata de um projeto que envolve todos.

231 Visualizações 1 Total

References:

  • Berlofi, L.M, Alkmin, E.L.C, Barbieri, M, Guazzelli, C.A.F, & Araújo, F.F. (2006). Prevenção da reincidência de gravidez em adolescentes: efeitos de um Programa de Planejamento Familiar. Acta Paul Enfrm 2006; 19((2): 196-200;
  • Gurgel mGI, Alves MDS,Moura RF, Pinheiro PNC, Rego RMV. Desenvolvimento de habilidades: estratégia de promoção da saúde e prevenção da gravidez na adolescência, Rev Gaúcha Enfer, Porto Alegre (RS) 2010 dez; 31(4): 640-6.
231 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.