Twitter

Twitter: conceito, funcionamento e utilização pessoal e profissional da rede social

Twitter é o nome de uma rede social e também de um servidor para microblogging que permite aos utilizadores enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos até 140 caracteres, designados de “tweets”, e através do site do serviço, sms ou software específico.

 

O Twitter foi criado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass e lançado no mesmo ano nos EUA. A ideia inicial era que o Twitter funcionasse como uma espécie de sms da Internet, mas hoje esta rede social é bem mais do que isso. O Twitter é também um microblog que permite a publicação de fotos, vídeos e textos com limite de caracteres, cujo objetivo é transmitir comunicações objetivas e diretas, agilizando o fluxo de informação.

O Twitter foi concebido para ser uma rede de informação, mas é também utilizado por pessoas que, apesar de não publicarem mensagens, acompanham as publicações dos perfis seguidos, incluindo perfis de empresas. As atualizações são exibidas no perfil do utilizador, em tempo real e também enviadas a outros utilizadores seus seguidores. O serviço é gratuito se feito através da Internet, caso contrário, por sms é cobrado pela operadora de telecomunicações.

 

Para que serve o Twitter?

O Twitter é uma rede social de relacionamentos que assenta na rapidez e dinamismo. No Twitter é possível seguir e ser seguido, transmitir pensamentos e ideias (desde que até 140 caracteres), partilhar links, vídeos, etc. O sucesso está no interesse e criatividade que as mensagens possam ter, precisamente, o que levará a um aumento de seguidores e, consequentemente, um aumento de popularidade.

 

Como funciona o Twitter?

 

Conta

O primeiro passo para entrar no Twitter é criar uma conta, após a qual o utilizador poderá começar a preencher o seu perfil, personalizando a página pessoal com um resumo sobre si e uma foto (também é possível definir o layout).

 

Twittar

Após a conclusão do perfil de utilizador, é só começar a twittar, ou seja, a dizer o que está a fazer, a comentar algum assunto da atualidade, colocar links para notícias interessante, etc.

 

Encontrar, seguir e conversar com amigos

No Twitter o importante é seguir pessoas (e empresas) interessantes clicando no botão “follow” para acompanhar as atualizações. Para encontrar alguém, deve-se usar a opção “find people” e para conversar é necessário colocar a arroba – @ – seguida do nome do utilizador. Só assim um utilizador sabe que estão a falar com ele. Em alternativa, clicando no seu perfil no link por baixo da descrição consegue perceber quem o citou e seguiu.

Para retwittar, ou seja, reproduzir no seu perfil o twitt de alguém, o utilizador deve colocar um RT à frente do texto e dizer de quem ele é usando a @.

Por fim, para mandar uma mensagem pessoal a alguém, deve-se usar a opção “message” no lado direito do perfil do amigo com o qual se quer falar, mas a funcionalidade está limitada a pessoas que já estejam seguindo o utilizador, apenas.

 

Como usar o Twitter nos negócios

O Twitter é o espaço ideal para comunicar com clientes de forma célere as novidades sobre novos produtos e serviços, atividades e eventos, descontos e promoções, etc. Por isso, muitas empresas usam este canal com o seu target, de modo a construir uma relação com o público feita de tweets e seguindo algumas dicas, tais como…

 

– Tweetar

No universo do Twitter uma empresa deve ser rápida e ativa. Quantos mais tweets colocar mais hipóteses tem de ser notada. Além de assídua, deve manter-se atenta ao resultado dos seus esforços. Uma ótima ferramenta para acompanhamento de resultados é o TweetStats, um recurso para medir a atividade no Twitter. Outra sugestão é a utilização de software capaz de programar os tweets.

 

– Interagir

O Twitter é tão dinâmico que facilita muito a interação entre utilizadores e empresas. As pessoas estão mais abertas a aceitar um tweet, que tem leitura rápida e até se mistura numa lista de diversos outros tweets, do que a registarem-se num site para receberem uma newsletter, por exemplo. Além disso, o utilizador consegue facilmente gerir as suas relações: pode seguir e deixar de seguir a empresa em apenas um clique. Assim, está confirmado que as empresas que participam e interagem, aproximando-se do público-alvo, têm muito mais sucesso e, consequentemente, recebem mais cliques, recomendações e retweets.

 

– Relacionar

O Twitter permite a construção de um relacionamento entre as empresas e os utilizadores. Nesta rede é possível falar com alguém, responder a um tweet, interagir com outros seguidores e angariar novos utilizadores para a conversa. Para mais, quando a empresa é seguida por alguém, essa pessoa aceita receber o que a empresa escreve e permite também o envio de mensagens privadas, ou seja, estabelece-se um vínculo maior entre o negócio e o prospect ou cliente.

 

– Responder

O Twitter tem uma vocação natural para espalhar a mensagem, por isso, as empresas devem responder a todos os retweets nem que seja com um “obrigado” e seguindo a pessoa que entrou em contacto. Assim, conseguem ganhar maior relevância e aumentar o número de seguidores.

 

– Publicar

No seu Twitter as empresas podem publicar assuntos relacionados com notícias institucionais, informações sobre produtos, serviços e vendas, promoções, descontos, campanhas, etc.

 

– Usar palavras-chave

Nas publicações das empresas devem-se separar bem as informações por palavras-chave. As empresas podem ainda criar hashtags próprias para promover um produto/serviço ou uma determinada atividade.

 

– Melhorar o perfil

A página de perfil de uma empresa deve estar completa, deve refletir a identidade da marca e mostrar o seu melhor conteúdo na frente e no centro. O conselho é escrever uma biografia clara e concisa que conte a história do negócio e colocar um link para o site.

 

– Colocar links

Se uma empresa divulgar links de produtos com preços especiais e promoções exclusivas para seguidores, estimula os cliques, mas os seguidores não se interessam apenas por descontos: desejam conteúdo relevante e informação útil e concisa. Assim, as empresas devem lembrar-se dos 140 caracteres de limite e perceber que o Twitter não foi feito para escrever grandes textos, mas sim pequenas chamadas de atenção que podem remeter para uma página através de um link, onde as pessoas conseguem obter mais informação. Além dos links, imagens e vídeos também conseguem trazer novos seguidores.

 

– Criar campanhas

Podem-se usar campanhas no Twitter que, quanto mais engraçadas e interessantes forem, melhor se espalham.

 

– Ligar ao Facebook

Se a empresa tem uma página no Facebook, pode publicar tweets para essa página e conquistar mais seguidores ao mesmo tempo que ganha também mais amigos.

376 Visualizações 1 Total
376 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.