CPV (custo por visualização)

Noção e funcionamento de uma campanha CPV ou custo por vizualização

custo por visualização

CPV, custo por visualização, designa um sistema para o pagamento de anúncios oferecido pelo Google AdWords no qual o anunciante paga apenas por cada reprodução do seu vídeo.

 

CPV (em inglês, “cost-per-view) é, assim, uma das opções de lance oferecidas pelo Google AdWords em campanhas online relacionadas com vídeos. Este lance estabelece o valor a pagar pelos anúncios de vídeo TrueView (quando criados com o AdWords).

Ao anunciante compete apenas pagar por visualizações de vídeo e por outras interações com o vídeo. A grande diferença é que em anúncios de texto ou gráficos mais tradicionais não se tem atenção aos conteúdos interativos, como os anúncios de vídeo, enquanto no CPV se avalia o grau de interação dos visitantes com o conteúdo: as pessoas optam por ver os vídeos? E se sim, durante quanto tempo?

De salientar ainda que o tipo de interação depende do formato do link patrocinado em vídeo que o anunciante utiliza, nomeadamente:

 

TrueView com opções – o Google cobra quando os utilizadores assistem ao anúncio.

TrueView in-stream – o Google cobra quando o utilizador atingir os 30 segundos de visualização do vídeo.

TrueView na pesquisa – o Google cobra no momento em que o utilizador começa a assistir ao link patrocinado em vídeo.

TrueView em display – o Google cobra quando os utilizadores optam por reproduzir o anúncio em vídeo.

 

Como funciona um lance CPV?

Para definir um lance de CPV, o anunciante tem de decidir o valor mais elevado que pretende pagar por visualização ao configurar o seu grupo de anúncios numa campanha de vídeo.

O CPV máximo aplica-se a todos os anúncios de um grupo de anúncios e para o determinar há que basear o valor nos dados de previsão de tráfego apresentados quando se selecionam as definições de segmentação e o CPV máximo, por exemplo ao criar uma nova campanha. Contudo, este valor também pode ser definido com base no conhecimento sobre o negócio e no valor de uma visualização. Seja como for, essa é a quantia que vai ser cobrada, no máximo, por uma visualização de vídeo, embora o Google nem sempre fature o valor máximo, tanto que o valor final a pagar efetivamente por uma visualização se denomina de CPV real.

 

CPV real – valor final a pagar efetivamente por uma visualização, que costuma ser inferior ao CPV máximo, isto porque num leilão do AdWords se paga apenas o necessário para ter uma classificação superior à do anunciante imediatamente abaixo. O CPV real é afetado por dois elementos: índice de qualidade e classificação de anúncios. O primeiro é medição da relevância do anúncio para um cliente e baseia-se em vários itens de desempenho, como taxas de visualização. O segundo ocorre após a determinação do índice de qualidade, quando se multiplica pelo lance de CPV máximo para classificar os anúncios em relação a outros anunciantes. Essa combinação é chamada de classificação de anúncios. O anúncio com a classificação mais elevada ganha e o CPV real será ligeiramente superior ao lance de CPV do anúncio seguinte em termos de classificação.

 

Diferenças entre CPV, CPM, CPA, CPC e CPL

 

CPV, custo por visualização

O CPV é uma opção indicada para vídeos, pois o lance é definido pelo valor que o anunciante está disposto a pagar sempre que seu vídeo for visto por um utilizador. Aqui não interessam os cliques nem o número de pessoas que entraram em determinada página. Se a ação de play no vídeo não acontecer, o anunciante não tem nada a pagar.

 

CPM, custo por mil impressões

O CPM também é bastante utilizado, nomeadamente na compra de espaço em sites ou blogs, porque o anunciante paga apenas quando se alcançarem as mil impressões ou visualizações, ou seja, o valor pré-estabelecido é pago assim que se atinja o CPM, independentemente do tempo que essa ação demore.

 

CPA, custo por aquisição

O CPA é pago apenas quando o utilizador conclui determinada ação, que pode ser uma compra num site, uma inscrição numa newsletter, um download ou qualquer outra ação definida pela estratégia de Marketing Digital do anunciante.

 

CPC, custo pago por clique

O CPC (ou PPC) é o método mais utilizado no Google porque cobra apenas quando o utilizador clica no anuncio. Há três critérios dentro do CPC:

 

PC máximo – valor máximo que o anunciante está disposto a pagar por um clique.

PC real – valor exato que o anunciante vai pagar por um clique.

PC médio – valor médio pago por clique, baseado no histórico de cliques da campanha.

 

CPL, custo por lead

O CPL é um método direcionado, principalmente, a campanhas de afiliados do Google através do recrutamento de registos ou vendas, sempre que o lead efetuar a compra pelo link do afiliado. Por outras palavras, é preciso que ocorra a conversão proposta para que o anunciante efetue o pagamento. Por exemplo, se um utilizador se registar num site ou assinar uma newsletter, torna-se um prospect ou potencial cliente para a empresa que anunciou.

717 Visualizações 1 Total
717 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.