Campanha de publicidade é o nome dado ao conjunto de anúncios dentro de um único plano publicitário para um determinado anunciante por um tempo específico.
Como um anúncio isolado, por mais criativo e interessante que seja, tem pouca eficácia comparado com uma campanha, com as suas diversas peças diferentes, mas focadas no mesmo conceito criativo, as agências de publicidade começaram então a vender aos seus clientes mais campanhas completas do que anúncios avulsos. Essas campanhas, que utilizam anúncios distintos dentro de um mesmo projeto, podem e devem usar diversos meios de comunicação, seja de massa ou segmentados: imprensa, rádio, televisão, email marketing, telemarketing, mala direta, etc. Esses meios são explorados de acordo com o plano de publicidade que, por sua vez, é baseado em informações retiradas de pesquisas de mercado, entre outras.
Mas além dos meios de comunicação, uma campanha de publicidade também pode ser implementada a nível promocional em ações de degustação, distribuição de brindes em pontos de venda, espetáculos promocionais e tantos outros eventos.
Contudo, independentemente dos suportes e meios utilizados, a principal característica de uma campanha publicitária deve manter-se: as peças que a constituem têm de preservar uma identidade entre si, uma uniformidade editorial e visual, de modo a evidenciar uma sinergia entre os anúncios e assim aumentar o impacto da campanha.
Qual o objetivo de uma campanha publicitária?
As campanhas publicitárias têm como objetivo ajudar a vender produtos e serviços, dar a conhecer novos produtos/serviços, aumentar a notoriedade da marca do anunciante ou divulgar informação institucional.
Tratando-se de uma campanha online o objetivo pode ser simplesmente atingir um grande número de visualizações ou visitas a um site ou landing page. Mas, independentemente de se tratar de uma campanha de publicidade mais tradicional ou mais virada para o universo digital, é fundamental escolher bem o tema. É ele que atrai (ou não) os prospects e clientes do anunciante.
Por que é que a publicidade é tão importante para as empresas?
Porque as ajuda a maximizar as vendas que, por sua vez, aumentam os lucros.
É verdade que a execução de uma campanha de publicidade tem custos consideráveis, mas este investimento acaba por compensar e garantir retorno, ou seja, aumento das vendas. Além disso, a publicidade tem outros benefícios, como o aumento da notoriedade de uma marca ou de uma empresa no mercado consumidor. Em última instância, uma campanha de publicidade pode conseguir convencer consumidores fiéis a empresas rivais, a optar pelos produtos/serviços da empresa anunciante em causa.
Em suma, quem faz publicidade vende mais. E isso acontece porque os consumidores só vão poder comprar produtos e serviços de determinada empresa, depois de terem conhecimento da sua existência.
Principais vantagens de uma campanha publicitária
- Promoção dos produtos/serviços e marcas.
- Incremento das vendas.
- Fomento da imagem, visibilidade e reputação institucional de uma empresa.
- Contribuição para a obtenção de lucros.
- Estímulo ao consumo.
- Captação de potenciais clientes.
- Diferenciação face à concorrência.
- Promoção da alteração de hábitos de consumo.
Principais etapas na construção de uma campanha de publicidade
- Determinar os objetivos da campanha: os objetivos devem ser expressos em termos de comportamentos a curto, médio ou longo prazo, por pessoas que tenham sido expostas à campanha. Estes objetivos devem ser claramente indicados, medidos e adequados à fase de desenvolvimento do mercado.
- Definir o público-alvo do anunciante: conhecer os atuais e potenciais consumidores ou utilizadores do produto ou serviço em causa, de forma a perceber a quem se vai dirigir a campanha. Fazer também pesquisa sobre as necessidades e desejos dessas pessoas, definindo as principais potencialidades daquilo que se vai publicitar de modo a despertar o interesse dos consumidores.
- Fixar um orçamento: quanto se pode e se quer gastar com a campanha.
- Observar a concorrência e analisar outras campanhas: de forma a perceber o que melhor chama a atenção e porquê.
- Desenvolver a mensagem promocional: texto e imagem adequada e em sintonia com o objetivo do anunciante.
- Escolher o tipo de anúncios a produzir: anúncios simples (cartazes, folhetos, etc) ou anúncios na Internet, televisão ou rádio.
- Testar múltiplos anúncios.
- Acompanhar a campanha para otimizar o desempenho.
- Determinar a eficácia da campanha de publicidade.