Brochura

Noção, importância, vantagens e etapas para elaborar uma boa brochura

Brochura é o nome dado a um folheto de pequenas dimensões, revestido com capa de papel ou cartolina.

 

Brochura é, por outras palavras, um tipo de encadernação de livro de bolso em que o conteúdo do livro é envolvido por uma capa mole, colada na lombada.

O termo também é utilizado para designar folhetos de poucas páginas (5 a 49).

 

Importância de uma brochura

Com uma boa brochura institucional ou de produtos/serviços, uma empresa consegue aumentar a sua notoriedade e as suas vendas.

Uma brochura é um material comercial de extrema importância para ajudar a manter a marca na memória do consumidor e por isso não deve ser negligenciada pelos departamentos de comunicação e marketing de uma empresa, seja impressa ou digital, pois a brochura online complementa a sua equivalente mais tradicional com as suas funcionalidades interativas.

 

Vantagens de uma brochura

Uma brochura é uma ferramenta eficaz a nível de marketing e vendas. Os seus principais benefícios, são:

 

  • Atratividade, pois uma brochura costuma ser atraente, com cores, imagens e textos capazes de chamar a atenção do seu público-alvo.
  • Passagem de informações específicas sobre produtos/serviços de forma bem organizada.
  • Possibilidade de ser usada para anunciar um produto/serviço específico e/ou novo no mercado.
  • Fácil de transportar ou guardar para posteriores contactos, tratando-se de uma brochura impressa.
  • Meio barato e rentável em comparação com outras formas de publicidade.

 

Principais tipos de brochuras

 

Informativa: para ser oferecida a prospects e clientes que perguntam sobre a empresa ou sobre os seus produtos/serviços.

Complementar: para ser entregue a clientes após uma reunião.

Para ponto de venda: para que os clientes a possam ler na sala de espera de uma empresa ou levar para casa, após a visita a uma loja.

Para envio por correio ou acesso através de meios digitais (envio por email ou acesso através de links): para chamar a atenção de potenciais clientes ou clientes como parte integrante de uma campanha de marketing.

Suporte de vendas: para auxiliar no discurso de vendas ou na apresentação de uma empresa, produto ou serviço.

 

Como fazer uma boa brochura?

 

  1. Definir objetivos

Antes de mais, uma empresa que pretenda lançar uma brochura, deve pensar quais os objetivos da mesma: aumentar as vendas, descrever produtos ou serviços, lançar um produto ou serviço novo, facultar informações institucionais…

Só depois de se definir o ou os objetivos da brochura (convém não serem mais de dois para que a comunicação flua) é que se deve passar à segunda etapa.

 

  1. Identificar o público-alvo

Traçados os objetivos, há que definir o público-alvo de modo a que o conteúdo (linguagem, imagens, cores…) seja atraente para essas pessoas, mas também para que se consiga oferecer a informação ou a solução que elas procuram para resolver determinado “problema”.

 

  1. Criar um bom título

Depois de traçados objetivos e definido o público-alvo, é tempo de pensar num bom título porque é ele que vai (ou não) chamar a atenção do leitor e por isso deve incluir, se possível de modo criativo, os interesses e os problemas do público-alvo e dar a boa nova de que tem uma solução para fornecer. Só assim se consegue captar a atenção do público-alvo e levá-lo a ler o resto da brochura.

 

  1. Incluir informações básicas

Independentemente dos objetivos da brochura, devem-se sempre incluir as informações básicas sobre o negócio, como o nome da empresa, logotipo, contactos e slogan.

 

  1. Obedecer a uma estrutura funcional

A brochura deve exibir o título na frente ou capa do folheto, seguido de dois ou três tópicos curtos que destaquem os benefícios que uma marca (produto ou serviço) pode proporcionar. Os textos devem ser breves, de leitura fácil, de preferência em blocos, intercalados com algumas imagens de qualidade. Deve-se ainda evitar colocar fontes diferentes: uma ou duas fontes, três no máximo, é o suficiente para manter o conteúdo claro e de fácil leitura. A par, o uso excessivo de cores também pode transmitir uma imagem confusa e pouco profissional. Basta escolher duas ou três cores para o esquema de cores principal e se necessário usar variações ligeiras de cada uma.

No que toca ao conteúdo em si, muita informação na brochura só irá confundir os leitores, pelo que a regra é concentrar-se apenas no que interessa ao público-alvo de forma a que, rapidamente, ele fique a compreender o que a empresa X tem para lhe oferecer ou quais os benefícios que o produto W lhe vai proporcionar, por exemplo.

Por fim, tratando-se de uma brochura que vai ser impressa, deve-se apostar na qualidade. O peso, textura e a sensação geral são algumas das primeiras coisas em que as pessoas vão reparar ao pegar no folheto.

 

  1. Incluir uma chamada para a ação

A brochura deve incitar o público-alvo a entrar em contacto com a empresa, seja para pedir mais informações, seja para solicitar um orçamento, encomendar um produto, etc. Nesse sentido, deve-se incluir uma chamada para à ação na brochura. Num folheto online pode-se colocar uma call-to-action do tipo “saiba mais” ou “inscreva-se para receber a nossa newsletter” ou “ganhe um vale de desconto de 10€ grátis, aqui”. E numa brochura impressa pode-se, por exemplo, colar uma amostra. Isso vai atrair os consumidores e motivá-los a agir e a, mais tarde ou mais cedo, entrar em contacto com a empresa.

620 Visualizações 1 Total
620 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.