Percussão

A família de instrumentos “percussão”: definição e subdivisão de acordo com os critérios mais difundidos.

Conceito

O termo percussão designa o nome da família dos instrumentos que são, normalmente, tocados batendo uma superfície ressonante com a mão ou outro material, com ou sem pedal. O piano pode ser usado percussivamente, como nas obras de Orff, Stravinsky ou Bartók, mas não é classificado como instrumento de percussão. A percussão é a família mais antiga de instrumentos dado que em várias explorações arqueológicas têm sido encontradas evidências do uso de instrumentos primitivos percutidos, quer por representações pictóricas, quer pela recolha de vestígios físicos.

Os instrumentos de percussão são subdivididos de acordo com diferentes critérios, sendo os seguintes os mais difundidos: afinação definida ou indefinida, método de execução e elemento produtor de som. No entanto, tendo em consideração que nenhuma dessas categorias é totalmente completa, opta-se, modo geral, por combiná-las. Um xilofone, por exemplo, é classificado como idiofone percutido de altura definida.

Afinação definida ou indefinida

Uma grande parte dos instrumentos de percussão caracteriza-se pela produção de um som único (ou uma gama de sons muito reduzida) pelo que são normalmente utilizados pelo timbre, com uma função puramente rítmica. A esta categoria pertencem instrumentos como os ferrinhos, o gongo, as castanholas, a matraca, o tambor, o tamborim, a pandeireta, os bongos e os címbalos, por exemplo.

A vibração de outros, pelo contrário, permite a emissão de sons que obedecem à série harmónica, pelo que podem ser afinados. Os timbales, o xilofone, o vibrafone e a marimba são exemplos deste sub-tipo.

Método de execução

Os instrumentos de percussão podem também ser classificados pela forma como são executados. O método mais comum é a percussão directa, pelo impacto com o elemento produtor do som, através das próprias mãos do executante (bongo) ou pelo próprio corpo do instrumento (claves), ou com o auxílio de objectos como as baquetas (bateria, gongo, vibrafone) ou os martelos (alguns carrilhões)

Estes instrumentos podem, também, ser percutidos de modo indirecto, através da agitação do instrumento, como é o caso dos chocalhos ou das maracas, ou por fricção, com o auxílio das baquetas, como no caso do reco-reco.

Elemento produtor do som

Os instrumentos de percussão são, ainda, categorizados de acordo com o elemento produtor do som, como estabelecido pela classificação de instrumentos Hornbostel-Sachs. Assim, tanto os idiofones (som produzido pelo próprio corpo do instrumento) como os membranofones (som produzido pela membrana esticada) designam categorias de classificação dentro da família de instrumentos de percussão.

419 Visualizações 1 Total
419 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática