Membranofone

Membranofone: instrumento que produz som a partir de uma membrana distendida em tensão. Origem do termo e subcategorias de membranofones.

Definição

O termo membranofone designa os instrumentos que produzem som a partir de membranas distendidas em tensão. É uma das quatro classificações instrumentais inventadas pelo etnomusicólogo austríaco Eric von Hornbostel e pelo musicólogo alemão Curt Sachs que, em conjunto, desenvolveram o sistema de classificação de instrumentos conhecido como Hornbostel-Sachs, publicado pela primeira vez em 1914, na «Zeitschrift für Musik». Outras categorias são os “cordofones”, os “idiofones”, e os “aerofones”. Mais tarde foram acrescentados os “electrofones” e e os “automatofones”. Alguns autores defendem ainda a inclusão dos “hidrofones”, cujo som é gerado a partir da água.

Subcategorias de membranofones

Estão convencionadas três grandes categorias de membranofones:

  • Tambores: podem ser unimembranofones ou bimembranofones e assumem diversas formas: cilíndricos, cónicos, forma de barril, ampulheta, com pés, munidos de caixilho etc. Deste grupo distinguem-se os timbales, com corpo hemisférico, que produzem um som.
  • Tambores de fricção: caracterizam-se pelo facto da membrana ser colocada em vibração através do auxílio de um pau ou corda que a ela está preso (sarronca, cuíca, por exemplo).
  • Mirlilão (derivação da palavra francesa mirliton): a membrana é posta a vibrar através de sopro ou canto, conferindo aos instrumentos um timbre nasalado. Não são propriamente geradores de som, apenas modificadores.
919 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

Rolo, R.P.H.H. (2007). Projecto DVD-ROM – Instrumentos Musicais – Uma aplicação em educação musical no terceiro ciclo. Dissertação de Mestrado, Universidade Aberta.

 

919 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.