Cordofone

Cordofone: instrumento musical que produz som através da vibração de uma corda em tensão, quando beliscada, percutida ou friccionada. Origem do termo e subcategorias.

Definição

O termo cordofone designa qualquer instrumento musical que produza som através da vibração de uma corda esticada de uma ponta à outra, quando beliscada, percutida ou friccionada. É uma das quatro classificações instrumentais inventadas pelo etnomusicólogo austríaco Eric von Hornbostel e pelo musicólogo alemão Curt Sachs que, em conjunto, desenvolveram o sistema de classificação de instrumentos conhecido como Hornbostel-Sachs, publicado pela primeira vez em 1914, na «Zeitschrift für Musik». Outras categorias são os “idiofones”, os “aerofones” e os “membranofones”. Mais tarde foram acrescentados os “electrofones” e e os “automatofones”. Alguns autores defendem ainda a inclusão dos “hidrofones”, cujo som é gerado a partir da água.

Subcategorias de cordofones

Normalmente distinguem-se, para efeitos de estudo, dois grandes grupos de cordofones:

  • Simples: o apoio das cordas e o ressoador são peças independentes (os vários tipos de cítara).
  • Compostos: o apoio das cordas e a caixa de ressonância estão unidos (alaúdes, liras, violinos, guitarras, etc.).

Não obstante, os cordofones podem classificar-se, em particular, pela posição das cordas em relação ao corpo do instrumento. Neste sentido, distinguem-se as seguintes categorias:

  • Arcos musicais: constituídos por uma corda presa nas extremidades de uma vara muito arqueada.
  • Liras: as cordas estão esticadas entre a caixa de ressonância e uma armação no mesmo plano (lira grega).
  • Harpas: as cordas estão esticadas entre a caixa de ressonância e um braço. O plano que contém as cordas é perpendicular à caixa de ressonância.
  • Cordofones tipo alaúde: as cordas, paralelas, estão esticadas ao longo de um braço prendendo na caixa de ressonância no extremo oposto a esse (alaúdes, guitarras).
  • Cordofones friccionados (com arco): família do violino, violas de gamba, viela.  Pela sua constituição, estes instrumentos são considerados, também, tipo alaúde.
  • Cordofones tipo cítara: as cordas estão esticadas ao longo do comprimento total do instrumento, paralelamente ao plano da caixa de ressonância (saltério, trombeta marina).
  • Cordofones de teclado: como o nome indica, munidos de um teclado (piano, cravo, clavicórdio).
1121 Visualizações 1 Total

References:

  • Instrumentos Musicais. Departamento do Património Móvel do IMC, IP, 2011. Em http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Download/Normas/NI_Arte_Instrumentos%20Musicais.pdf
  • Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.
  • Rolo, R.P.H.H. (2007). Projecto DVD-ROM – Instrumentos Musicais – Uma aplicação em educação musical no terceiro ciclo. Dissertação de Mestrado, Universidade Aberta.
1121 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.