Definição
Idiofone é um termo aplicado a todos os instrumentos musicais capazes de produzirem som a partir da sua própria substância. Esta foi uma das quatro classificações instrumentais inventadas pelo etnomusicólogo austríaco Eric von Hornbostel e pelo musicólogo alemão Curt Sachs que, em conjunto, desenvolveram o sistema de classificação conhecido como Hornbostel-Sachs. Este foi publicado pela primeira vez em 1914, no «Zeitschrift für Musik”. Outras categorias são os “aerofones“, os “cordofones” e “membranofones“. Mais tarde foram adicionadas as categorias “electrofones” e “automatofones” e, de acordo com alguns autores, deveria ser incluída ainda a categoria “hidrofones”.
Subcategorias de idiofones
Tendo em conta o modo de execução, os idiofones dividem-se nos seguintes subtipos:
- Percussão e entrechoque: o instrumento é colocado em vibração por percussão, seja de modo directo, quando o músico efectua os movimentos de percussão (por exemplo, as castanholas ou o xilofone), seja de modo indirecto, quando os sons são produzidos de modo aleatório (por exemplo, maracas, matracas ou a caixa-chinesa).
- Pinçados, beliscados ou de flexão: o som é produzido pela flexão de uma lâmina, esteja ela fixa ao próprio corpo do instrumento (sansa, berimbau) ou colocadas em em série, em forma de pente.
- Fricção: o som é produzido por atrito do corpo vibrante. Pode acontecer pela fricção de varas, de placas ou de recipientes côncavos.
- Sopro: o som é também neste caso produzido por lâminas ou por placas de ar.
References:
Instrumentos Musicais. Departamento do Património Móvel do IMC, IP, 2011. Em http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Download/Normas/NI_Arte_Instrumentos%20Musicais.pdf
Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.