Timbre

Conceito de Timbre: O termo Timbre designa uma qualidade do som que permite distinguir umas vozes ou instrumentos musicais de outros…

Conceito de Timbre

Na música e na fonética em geral, o termo Timbre designa uma qualidade do som que permite distinguir umas vozes ou instrumentos musicais de outros, mesmo quando produzem notas da mesma altura, frequência e intensidade. Nos instrumentos musicais, esta característica do som deve-se à forma como o som é produzido, que por sua vez está relacionado com o material que constitui o instrumento, a caixa de ressonância, a força utilizada na produção do som, etc. Se nos referirmos à voz, o timbre (aqui designado timbre vocal) depende das características das cavidades que contribuem juntamente com as cordas vocais para a produção do som: laringe, traqueia, boca, fossas nasais e até a quantidade de ar pulmonar utilizada.

Em termos da física, os diferentes timbres acontecem porque a onda sonora produzida pelos instrumentos musicais nunca é uma onda ‘perfeita’, diferindo de instrumento para instrumento. Assim, mesmo que a frequência e outras características do som sejam iguais, diferentes instrumentos (ou diferentes vozes) produzirão ondas sonoras diferentes, isto é, com diferentes timbres.

1053 Visualizações 1 Total
1053 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.