Melodia

Melodia: definição do conceito, características, origem; o uso da melodia nos diferentes géneros musicais.

Conceito

A melodia (do grego, melos) corresponde a uma sucessão de notas, variáveis em altura, organizadas coerentemente de modo a formarem uma sequência reconhecível. O ritmo tem um papel fundamental na sua composição porque, ao definir a duração das notas, dirige a sua execução. Há casos em que uma mudança drástica do ritmo, torna a melodia original quase irreconhecível. Além do ritmo, destaca-se como seu elemento constituinte, a escala em que esta é composta.

A melodia é horizontal, ou seja, as notas são ouvidas consecutivamente, ao contrário da harmonia, em que soam simultaneamente (vertical). Embora sejam elementos opostos, são também complementares. A partir do momento que a harmonia ganhou um lugar cativo na música, influenciou a melodia ao ponto de tantas passagens melódicas serem baseadas em notas de um acorde (com ou sem) acréscimo de notas intermédias.

O conceito, muito anterior à harmonia, foi desenvolvido sobretudo na Europa Medieval, através do cantochão, depois canto gregoriano, e da música trovadoresca, por exemplo, e faz parte da música tradicional de culturas como a indiana ou a arábica. Aliás, a música de muitas tribos tem, ainda hoje, um carácter unicamente melódico. Os próprios sentimentos nacionais e culturais são fortemente expressos através da melodia, especialmente pelas escalas, intervalos e ritmos empregados, que nos permitem distinguir, assim, a proveniência da música.

Usos da melodia

A melodia tem servido os diferentes géneros musicais de diferentes modos.

  • Por exemplo, na música erudita o tema que conduz as variações, o tema de uma fuga, ou os temas encontrados nas sonatas são, nada mais nada menos, uma melodia; o leitmotiv de Wagner, representativo de uma pessoa ou lugar, expressa igualmente este conceito melódico.
  • Nos blues e no jazz, a linha melódica inicial chamada de “head” ou “lead” serve de ponto de partida para a improvisação.
  • Na música rock, pop, ligeira ou folk, por exemplo, os músicos escolhem sempre uma ou duas linhas melódicas, que dialogam entre si, refrão e versos.
668 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

The Editors of Encyclopædia Britannica (nd). Melody. Em https://www.britannica.com/art/melody

668 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.