Altura

Definição de altura, enquanto propriedade do som.

Conceito

De acordo com as concepções de Helmholtz (1876), na obra «Sensations of Tone», a altura é um dos parâmetros/propriedades do som, a par da intensidade, da duração e do timbre.

A altura é determinada pela frequência da onda sonora, referindo-se a quantas vezes por segundo, uma onda completa um ciclo, dentro de terminado referencial em intervalo de tempo. Significa, portanto, a taxa de vibração no tempo da onda. Este é o atributo que nos permite fazer a distinção entre sons graves (vibrações lentas) e sons agudos (vibrações rápidas), sendo que os primeiros caracterizam-se pelas baixas frequências (próximas dos 85 Hz) enquanto os últimos se caracterizam pelas altas frequências (próximas dos 1100 Hz).

Por acordo internacional de 1939, renovado e ampliado em 1960, convencionou-se que a afinação de um concerto é determinada pelo lá localizado acima do dó central, cuja frequência se estabeleceu em 440 vibrações (duplas) por segundo (440Hz), o que faz com que a frequência do dó central seja 261,6Hz.

465 Visualizações 1 Total

References:

Ibañez, C.A. (2010). O som, seus parâmetros e a música: o ensino dos elementos musicais. Universidade Estadual de Londrina.

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

Machado, N. (nd). Características de um som. Em http://www.aulas-fisica-quimica.com/8f_06.html

465 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.