Leitmotiv

Este artigo tem como objectivo definir o termo leitmotiv.

Conceito de leitmotiv

O leitmotiv, ou motivo condutor, é um termo inventado em 1871 por F.W. Jahns, um especialista em Weber, para descrever um motivo melódico, harmónico ou rítmico que surge repetidamente para designar uma pessoa, um objecto, ou mesmo uma ideia abstracta. O efeito que suscita nos ouvintes encontra-se relacionado com o conceito de associação de ideias.

Ao longo da história os compositores têm feito uso deste aspecto de uma ou outra forma, por exemplo, Gluck, Mozart, Weber, Mendelssohn ou Berlioz (a idée fixe na «Symphonie Fantastique»). Contudo, o responsável pela sua exploração de forma mais completa foi Richard Wagner, especialmente em «Der Ring des Nibelungen» (O Anel do Nibelungo), onde as combinações dos leitmotiv criam texturas sinfónicas. Wagner utilizou o termo hauptmotiv em 1867 mas o termo de Jahns acabou por se convencionar.

743 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

743 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.