Nota

Conceito de Nota (Música)

O termo Nota designa um conjunto de sinais que servem para representar os sons musicais. Escritas em posições diferentes na pauta, representam sons de alturas diferentes. Designam-se pelos nomes de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, que recebem consoante a sua posição numa pauta com clave. A duração do som que representam é determinada pela figura usada e pelo compasso.

As notas foram criadas no séc. XI em Itália, a partir do hino a São João Baptista “Ut queant laxis / Resonare fibris / Mira gestuorum / Famuli tuorum / Solve polluti / Labii reatum / Sancte Iohannes” (que em português significa, Para que os teus servos possam exaltar a plenos pulmões as maravilhas dos teus milagres, perdoa a falta dos lábios impuros, ó São João!), por Guido de Arezzo, que percebeu que podia ensinar os alunos a memorizar a altura dos sons a partir das sílabas iniciais de cada verso (cada nota era um pouco mais aguda que a nota anterior). O nome Ut manteve-se até ao séc. XVII, sendo depois substituído pela designação de Dó.

Nos países anglo-saxónicos as notas recebem nomes de letras: C, D, E, F, G, A, H no caso alemão (o B em alemão é reservado para o Si bemol) ou C, D, E, F, G, A, B no caso inglês.

773 Visualizações 1 Total
773 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.