Intervalo

Este artigo tem como objectivo explicar o termo musical intervalo.

Conceito

O termo intervalo designa a diferença de altura entre duas notas. O tamanho do intervalo é expresso numericamente, ou seja, de dó a sol, é uma 5.ª porque, seguindo a escala ascendente de dó, sol é a quinta nota.

Um intervalo na escala formado por 4.ª, 5.ª ou 8.ª toma o nome de perfeito. O nome advém de um sentido de pureza que os distingue dos restantes intervalos, que tomam o nome de maiores (2.ª maior, 3.ª maior, 6.ª maior e 7.ª maior) ou menores, caso o intervalo seja reduzido um meio-tom cromático. Se um intervalo perfeito ou menor for ainda reduzido desta mesma forma, torna-se diminuto. Quando o contrário se sucede, ou seja, um aumento de meio-tom, adquire a designação de aumentado.

Os intervalos compostos excedem a 8.ª. O intervalo de dó a ré uma 8.º acima, por exemplo, tanto pode ser chamado de 2.ª composta como de 9.ª maior.

A designação intervalo enarmónico refere-se aos intervalos que diferem uns dos outros no nome, mas não de qualquer outro modo (em instrumentos de tecla). Por exemplo, os intervalos de dó a sol# (5.ª aumentado) e de dó a láb (uma sexta menor) são iguais.

Os intervalos consonantes compreendem todos os intervalos perfeitos e todas as terceiras e sextas maiores e menores. Os dissonantes compreendem, então, todos os intervalos aumentados e diminutos e todas as segundas e sétimas maiores e menores.

488 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

488 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.