Monitorização

Noção e objetivos da monitorização

Monitorização é o nome dado ao ato ou processo de monitorizar, ou seja, acompanhar, controlar, supervisionar, recolher e avaliar de forma periódica e organizada, dados fornecidos por equipamentos eletrónicos.

 

O termo monitorização vem do inglês “monitoring”, que deriva da palavra monitor, ou seja, aparelho que capta imagens de instalações de vídeo ou com sensores e que permite visualizar algo num ecrã e assim controlar, vigiar ou supervisionar uma situação.

Desta feita a monitorização é a ação e o efeito de monitorizar algo e o verbo é usado para fazer referência à supervisão ou ao controlo através de um monitor.

A monitorização, genericamente, permite a observação e o acompanhamento de um ou mais parâmetros com o objetivo de detetar eventuais anomalias.

 

Exemplos:

Um hospital pode monitorizar os sinais vitais dos pacientes através de um dispositivo que apresente graficamente os batimentos do coração e, caso detete algum problema, pode agir rapidamente e em conformidade.

O trabalho de um segurança, por outro lado, é mais fácil quando se utiliza um sistema de monitorização que lhe permita observar as imagens captadas por uma câmara. Se detetar algum movimento estranho, a entrada de um intruso, por exemplo, pode evitar uma situação de risco.

Já na área do Marketing Digital, a monitorização de um site, por exemplo, permite identificar o número e tipo de visitantes diários e, em caso de decréscimo de interesse, alterar os conteúdos ou outros elementos.

Efetivamente, o termo monitorização pode ser utilizado em várias áreas e temáticas.

 

Principais objetivos da monitorização

 

  • Medir de forma sistemática, as realizações e os resultados alcançados face às metas estabelecidas.
  • Fornecer informações sobre os progressos que estão a ser realizados tendo em conta os objetivos definidos.
  • Aceder a informação regular e periódica para melhorar o processo de planeamento e a eficácia das intervenções.
  • Aumentar os níveis de responsabilização.
  • Identificar os pontos fortes.
  • Alertar para os pontos fracos, quer atuais quer potenciais, bem como para os problemas existentes.
  • Permitir ajustamentos e a adoção de medidas que possam corrigir os desvios registados.
  • Assegurar o acompanhamento contínuo do trabalho realizado.
  • Constituir uma boa base de informação para avaliação, graças à recolha e sistematização dos dados quantitativos e qualitativos.

 

Monitorização em Marketing Digital

Hoje em dia qualquer empresa pode e deve monitorizar o seu desempenho online. Para isso, existem várias ferramentas de monitorização que ajudam a perceber uma série de variáveis no negócio, entre elas:

 

Mercado – Através de monitorização, particularmente em social media, uma empresa consegue dar o primeiro passo do seu Plano de Marketing Digital, ou seja, saber a quem vai vender e com quem está a concorrer. Segmentar, avaliar, identificar pontos fortes e fracos e também lacunas e oportunidades.

Métricas em sites e blogs, visualização de taxas no Google Adwords e de abertura de email marketing, por exemplo, são excelentes plataformas para monitorizar. Isso porque, quanto mais próximo desses números uma empresa estiver, mais fácil é entendê-los e melhorá-los.

 

Público – A monitorização ajuda na definição do público-alvo. A recolha de dados em relação a estas pessoas (idade, interesses, zona geográfica, comportamentos, etc) é fundamental para uma empresa que deseje traçar exatamente o perfil do cliente que quer atingir, bem como o perfil da sua buyer persona (cliente ideal). Só assim conseguirá produzir campanhas e conteúdos com impacto, capazes de respondes aos interesses, necessidades e expectativas do público.

 

Metas – O que diferencia umas empresas das outras é a definição clara de metas, ou seja, a definição clara de objetivos. Isso é essencial para que o Plano de Marketing venha a ser efetivo.

 

Resultados – Nenhuma estratégia é estática e por isso um Plano de Marketing Digital necessita de monitorização para perceber se está a alcançar o sucesso ou se, pelo contrário, precisa de rever a estratégia de marketing. Mudar de rumo não significa que a empresa falhou, significa sim que tem visão estratégia para reajustar os itens que falharam e para potencializar o sucesso do seu negócio.

785 Visualizações 1 Total
785 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.