Mondim de Basto (Portugal)

Apresentação da vila de Mondim de Basto e do seu concelho: caracterização sócio-económica, histórica, heráldica, património histórico, edificado e património natural.

Mondim de Basto é uma vila portuguesa e sede de concelho pertencente ao distrito de Vila Real localizada na região Norte e sub-região do Tâmega. Segundo os Censos de 2011, a vila de Mondim de Basto conta com 1932 pessoas e o município conta com uma área de 172,08 km² e tem uma população de 7 493 habitantes num total de 6 freguesias, a saber: Atei, Bilhó, Campanhó e Paradança, Ermelo e Pardelhas, Mondim de Basto e Vilar de Ferreiros. Faz fronteira com os concelhos de Ribeira de Pena, Vila Real, Amarante, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto.

 x435

História do Concelho:

O Monte Farinha revela-nos quer histórica quer arqueologicamente que a sua importância remonta a tempos recuados evidenciando-se como um local estratégico e religioso. O primeiro documento escrito no qual se refere o nome do Monte Farinha data de 1115, no entanto sabemos que a ocupação humana nas suas vertentes vem já de tempos anteriores. Da Idade de Ferro, é exemplo o Castro do Castroeiro ligado ao sistema defensivo do castro dos Palhaços, que era o centro político e militar de toda a região. Já a estação de Campelo, tem-se afirmado como importante referência da arte atlântica peninsular. Exemplo disso é o santuário de gravuras e inscrições rupestres que nela podemos apreciar. Há também quem defenda (Ilídio de Araújo) que a influência celta esteve presente no concelho. Caso disso, é o menir apelidado de a “Pedra Alta” ao qual são associados cultos celtas antiquíssimos. Outros investigadores defendem que aqui se localizaria o petouto de “Volóbriga”, pertencente à tribo celta dos Nemetanos.

Há referência também à influência romana. No século II antes de Cristo, as legiões romanas sob o comando do cônsul Décio Júnio Bruto invadiram e conquistaram estes territórios. Dizem os especialistas que no Alto da Senhora da Graça poderá ter existido a célebre vila de Cinínia, pertencente à tribo dos Tamecanos. Com a romanização imposta, as terras passaram a ter as primeiras formas de organização civil e administrativa e aos poucos viriam a mostrar produtividade. Foram construídas estradas e pontes, explorados minérios e ensinada a arte de trabalhar a telha e o tijolo. As tijoleiras de Carrazedo teriam aqui a sua origem. Associada aos caminhos de Santiago está a Romaria de São Tiago, referenciada já desde 1500. Por volta do século XVII é D. António Luís de Meneses, 1º. Marquês de Marialva, o donatário da vila de Mondim. Durante este período a vila de Mondim, era conhecida pela sua indústria de curtumes, fornecendo o país de couro e calçado. Mondim de Basto na sua história tem várias personagens ilustres e que tiveram um papel importante para o concelho: Frei António de S. Bernardo Queirós; Frei José de S. Bernardo Mondim Borges de Azevedo Mourão; Abade José Joaquim da Costa Leite; António da Costa Cardoso e o Dr. António Borges de Castro, que é uma referência obrigatória no historial da cultura mondinense deste século.

fisgas-ermelo

Património Natural e Edificado:

No que toca ao Património Edificado de Mondim de Basto, o Santuário de Nossa Senhora da Graça é o mais icónico do concelho, localizado no Monte Farinha. A Ponte e o Pelourinho de Ermelo, o Solar dos Azevedos e o Núcleo Museológico Azenha Casa da Igreja são outros destaques de um concelho que prima e muito pelo património Natural. O já citado Monte Farinha é uma elevação em jeito de espiral que dá uma vista panorâmica de 360º sobre todo o concelho e é muitas vezes utilizado para chegadas da Volta a Portugal em bicicleta. O Parque Natural do Alvão pode-se visitar no concelho de Mondim de Basto, onde se localizam, as famosas Fisgas do Ermelo, uma das maiores quedas de água da Europa, de onde nasce o Rio Olo.

 

brasão mondim de bastoBrasão da Vila:

O Brasão da Vila de Mondim de Basto tem um Escudo de prata com um cacho de uva de vermelho realçado de prata, folhado e troncado de negro, bordadura de negro carregado de oito abelhas de ouro realçadas de negro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres : ” VILA DE MONDIM DE BASTO “, de negro.

 

Acordos de Geminação e Cooperação:

A vila de Mondim de Basto conta com 1 acordo de cooperação e geminação, a saber:

  • Saint-Avertin é uma comuna francesa com cerca de 14.000 localizada no departamento do Indre-et-Loire (sem data disponível)
908 Visualizações 1 Total
908 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.