Serra do Alvão

Apresentação da Serra do Alvão: localização da serra, altitude, principais características, geologia, fauna e flora,…

Apresentação da Serra do Alvão

Integrada no maciço antigo e localizada na extensa cordilheira montanhosa que liga o Sistema Cantábrico ao Sistema Central, a Serra do Alvão localiza-se próximo de Vila Pouca de Aguiar, num prolongamento para norte da Serra do Marão. O seu ponto mais alto é no Alto das Caravelas, o qual atinge os 1.283 metros de altitude. A serra é essencialmente granítica, embora também se verifiquem xistos, separados por alguns afloramentos de quartzitos. Na zona de transição entre a serra do Alvão e a serra do Marão está localizado o Parque Natural de Alvão. A sua principal curiosidade geológica é uma cascata conhecida como as “Fisgas de Ermelo”, na qual se precipitam as águas do rio Olo.

Os carvalhos dominam as zonas mais elevadas, a eles se associando o vidoeiro, na proximidade das linhas de água, bem como a aveleira, o azevinho, o castanheiro e o loureiro formando bosques mistos de folhosas (florestas caducifólias). Há algumas plantas raras como a Rorela, uma espécie carnívora que se desenvolver nos terrenos encharcados e margens dos cursos de água.

A sua configuração planáltica permitiu desde tempos remotos a fixação do Homem como comprovam os diversos dolmenes existentes na região.

1212 Visualizações 1 Total
1212 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.