Igreja de S. Pedro e Museu de Arte Sacra de Moura

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Igreja de São Pedro, está localizada na localidade de Moura, sendo onde funciona desde o Museu de Arte Sacra desde Dezembro de 2004.

Consta que a construção deste edificio se deveu ao facto de falta de instalações para acolher a Ordem de São Pedro, inciciando-se as suas obras no ano de 1610. Sendo lançada a primeira pedra para a sua construção no tempo de Filipe VI a sua conclusão foi apenas no ano de 1674.

Relativamente ao estilo arquitectónico predominante na sua construção destaca-se o estilo Barroco. A entrada da Igreja é composta por um portal encimado por um nicho com a imagem de São Pedro sentado com uma chave na mão.

No que consiste ao interior do templo, este é constituido por diversas divisórias:

  • O altar-mor é contruido em talha dourada, tão característica do estilo barroco, encontrando-se no lado episcopal uma imagem de Santo António, ao centro uma pintura de Nossa Senhora da Assunção e dentro do altar ainda se encontra um oratório com a imagem do padroeiro da Igreja. No lado Envangelical dispões de uma imagem de São Francisco.
  • Na capela do corpo do templo encontra-se de um lado ornamentação em talha dourada e pias de água benta construída em alabastro, sendo dedicado a Nossa Senhora da Conceição do Socorro e onde se encoigrejas_spedro6ntra uma imagem “Ecce Homo”.
  • No lado oposto capela acima referida encontramos, uma vez mais, decoração em talha dourada, na qual existe um Sacrário, uma invocação a Santo António e uma imagem de São Miguel
  • Relativamente ao coro, o acesso faz-se pelo exterior do edificio, ao contrário da maioria das igrejas.
  • A igreja é ainda fortemente decorada em azulejaria setecentista, com quatro painéis que representam São Pedro em diversas passagens: “Com a Igreja”, “Com o poder das chaves”, “Arrependimento das negações” e “Defensor da Fé”.

A Igreja de São Pedro está classificada desde o ano de 1963 como Imóvel de Interesse Público, sendo a partir dai realizadas obras de melhoramento no edifício, a cargo do estado e dos habitantes da localidade, duraram até 1964.

Infelizmente, muitas das imagens património deste templo foram roubadas aquando da vaga de roubos de arte sacra no concelho.

 

 

569 Visualizações 1 Total
569 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.