Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, Moura

A igreja paroquial de Santo Aleixo, está localizada na praça da Restauração, na sede da  freguesia de Santo Aleixo da Restauração, concelho de Moura.

Construída inicialmente, no cimo de um monte no ano de 1626, a mesma foi destruída pela Guerra da Restauração pelas tropas de Castela, sendo reconstruída no ano de 1683 e apresentando um estilo maneirista com uma única nave e uma capela-mor de forma rectangular. No entanto, no inicio do século XVIII a mesma viria a ser parcialmente destruída novamente com a Guerra de Sucessão Espanhola. Foi no ano de 1733, que o templo voltou a ser restaurado e permanecendo até à actualidade.

Relativamente às características interiores deste edifício religioso, este apresenta um estilo setecentista, com uma única nave com abóbada de berço. Nas suas laterais é constituída por grandes arcos, sendo a capela baptismal aberta com arco redondo, a capela-mor de forma quadrada apresenta um grande arco triunfal, sustentado por pilastras dórico-romanas, com escultura apresentando  o brasão das armas da Ordem de Santiago, sendo ainda decorado por azulejos setecentistas em azul e branco, sendo o seu retábulo barroco em talha dourada. A nível decorativo, o seu interior, apresenta ainda estuques com relevo com a representação dos Passos da Cruz, cestos de flores nas paredes e altares em talha policromada.

No que consiste à estrutura exterior desta igreja a mesma é construída num estilo barroco e maneirista, com um frontão ondulado com pináculos e no cimo uma cruz. O portal do templo é composto por um arco abSanto aleixoatido em cima do qual se encontra um nicho. No seu eixo e empena está uma janela em arco contra-curvado e as suas laterais constituídas por arcadas cegas em arco redondo. Destaque para a parte norte do templo em que se nota o volume da capela baptismal e anexos que a constituem. Já a parte sul é constituída por um arco de verga recta maneirista detendo no seu cimo uma cruz.

A igreja de Santo Aleixo é ainda composta por uma pequena torre sineira de arquitectura quadrangular e prolongado-se verticalmente em forma rectangular.

Este edifício está classificado como Monumento Nacional desde o ano de 1939.

738 Visualizações 1 Total
738 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.