Border Collie (Raça de Cão)

Apesar de ser uma raça recente, os cruzamentos que deram origem ao Border Collie (Raça de Cão) são desconhecidos. Esta raça canina foi desenvolvida para guardar rebanhos de ovelhas na região montanhosa que faz fronteira entre a Escócia e a Inglaterra…

Este artigo é patrocinado por: Apolo Pet Spa & Boutique

Apresentação do Border Collie (Raça de Cão)

Border Collie 
País de origem Classificação FCI Função inicial
Grã-Bretanha Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (exceto Boieiros Suíços)

Secção 1 – Cães de Pastor

Padrão nº 297 – 24/06/1987

Cão de pastor

 

Características Gerais
Tamanho 47 – 58 cm
Peso 15 – 25 kg
Cores Todas as cores são admitidas
Esperança de vida 10 – 15 anos
Personalidade       Dócil, trabalhador e muito inteligente

Origem

Apesar de ser uma raça recente, os cruzamentos que deram origem ao Border Collie (Raça de Cão) são desconhecidos. Esta raça canina foi desenvolvida para guardar rebanhos de ovelhas na região montanhosa que faz fronteira entre a Escócia e a Inglaterra. O seu nome reflete essas origens pois Border significa ‘fronteira’ en inglês e Collie refere-se a ‘cães  de pastor’ no dialeto escocês.

A raça foi reconhecida a título definitivo pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1977.

Descrição

Apeto físico

Os cães de raça Border Collie são cães de porte médio. Os seus membros anteriores são paralelos e os posteriores largos e musculosos. As patas são de forma oval com almofadinhas espessas.

A cabeça é bastante larga e o stop é marcado. Os olhos são de tamanho médio, ovais e de cor castanha. Alguns exemplares podem apresentar um ou ou dois olhos parcial ou totalmente azuis. O olhar é expressivo, doce e inteligente. As orelhas são de tamanho médio e portadas eretas ou semi-eretas.

A cauda é razoavelmente comprida e atinge pelo menos o jarrete.

O Border Collie existe em duas variedades, pêlo curto e pêlo médio longo. O pêlo de cobertura é denso nas duas variedades. Na variedade de pelagem mais comprida, o pêlo forma uma juba na zona da cabeça, culotes nos membros posteriores e uma cauda em forma de pincel. A pelagem é geralmente às manchas e pode apresentar todas as cores (desde que o branco não seja maioritário).

Personalidade

Os cães de raça Border Collie possuem uma energia ilimitada e por isso não se adequam à vida na cidade nem a qualquer pessoa. São ótimos cães de familia que se dão bem com crianças e outros animais, se forem socializados desde muito pequenos. Precisam de muito exercício físico e mental. São cães muito inteligentes, conhecidos em todo o mundo como sendo as estrelas das competições de obediência e Agility. São excelentes cães de trabalho usados, ainda hoje, para guardar rebanhos de ovelhas em todo o mundo.

226 Visualizações 1 Total

References:

  • Fci.be. (2009). Border Collie. [online] Available at: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/297g01-en.pdf [Accessed 09 Sep. 2018].
226 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática