Pastor Alemão (Raça de Cão)

Apresentação do Pastor Alemão (Raça de Cão): Origem, aspecto físico, personalidade e cuidados especiais.

Este artigo é patrocinado por: Apolo Pet Spa & Boutique

Apresentação do Pastor Alemão (Raça de Cão)

Pastor Alemão
País de origem Classificação FCI Função inicial
Alemanha Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (exceto Boieiros Suíços)

Secção 1 – Cães de Pastor

Padrão nº166 – 11/08/2010

Cão de pastor

 

Características Gerais
Tamanho 55 – 65 cm
Peso 22 – 40 kg
Cores Preto, cinzento, preto e cor de fogo ou dourado, cinzento e castanho
Esperança de vida 10 – 13 anos
Personalidade       Inteligente, corajoso e leal

Origem

O Pastor Alemão (Raça de Cão), também chamado Pastor da Alsácia ou Lobo da Alsácia, é uma raça canina pastor alemão oriunda da Alemanha. Apesar de ser muito parecido fisicamente com o lobo, o Pastor Alemão não é genéticamente muito próximo do seu antepassado, ao contrário do Pequinês e do Shih Tzu, duas raças de cães fisicamente muito diferentes do lobo mas que são geneticamente as mais próximas.

De facto, o Pastor Alemão é uma raça muito recente. Foi criada no final do século XIX pelo oficial de cavalaria alemã Max Emil Friedrich Von Stephanitz em conjunto com outros criadores que tinham como objetivo criar um cão de pastor muito inteligente e forte fisicamente. Para tal, selecionaram e cruzaram criteriosamente cães de pastor oriundos das regiões de Vurtemberga, Turíngia e Baviera, no centro e sul da Alemanha. Nos anos seguintes, Von Stephanitz e um dos seus colaboradores formaram a Verein Für Deutsche Schäferhunde (Associação de Pastores Alemães) contribuindo ainda para o aperfeiçoamento da raça e o estabelecimento do seu padrão.

Com o ínicio da Primeira Guerra Mundial, o Pastor Alemão passa a ser utilizado pelo exercito alemão assumindo os papéis de guarda, mensageiro ou ainda de auxiliar de resgaste. Voltou a ser requisitado na Segunda Guerra Mundial atuando em diversas missões na deteção de minas ou como cão antitanque (para além das funções que também havia desempenhado no conflito anterior).

O seu desempenho em tempo de guerra fez com que as suas qualidades fossem reconhecidas internacionalmente, tornando-se numa das raças mais populares do mundo.

Hoje em dia, o Pastor Alemão é usado como cão de assistência, guia para cegos, cão de guarda, farejador de drogas e explosivos, auxiliar de busca e salvamento, entre muitas outras funções.

A raça foi reconhecida a título definitivo pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1955.

Descrição

Aspeto físico

Os cães de raça Pastor Alemão são cães de porte grande e musculoso. Os seus membros anteriores são retos e os posteriores estão ligeiramente inclinados para trás. As patas são redondas e bem compactas.

A cabeça tem a forma de uma cunha. O crânio tem um comprimento igual ao do chanfro nasal e afunilasse gradualmente en direção ao nariz. O stop não é muito pronunciado e o nariz preto. Os olhos são de tamanho médio, amendoados e de cor a mais escura possível. As orelhas são de tamanho médio e portadas eretas com os pavilhões auriculares voltados para a frente.

A cauda é portada caída e atinge pelo menos o jarrete.

O Pastor Alemão existe em duas variedades, pêlo curto em camada dupla e pêlo longo e duro, ambos com subpêlo. Pode ter uma cor preta uniforme, cinza com sombreado (encarvoado), preta com marcas castanhas avermelhadas, castanhas e amarelas ou cinzentas com o manto e a máscara pretos.

Personalidade

Os cães de raça Pastor Alemão são muito inteligentes e dóceis. Podem ser um pouco desconfiados com pessoas estranhas pelo que é importante serem sociabilizados desde cedo. São muito ativos e não suportam a solidão.

São cães polivalentes com uma enorme capacidade de aprendizagem. Corajosos e leais, estão sempre prontos para agradar o dono. São excelentes cães de guarda para além das funções referidas mais acima.

Cuidados especiais

A pelagem do Pastor Alemão necessita de uma escovagem regular de forma a eliminar o pêlo morto. Esta deverá ser diária durante a época de muda de pêlo.

Tal como muitas das raças de porte grande, o Pastor Alemão pode sofrer torção / dilatação gástrica pelo que se deve ter cuidado com a sua alimentação. Deve-se evitar, por exemplo, que coma muito de uma só vez e que seja submetido a esforços físicos logo após as refeições.

Alguns outros problemas que podem atingir os cães dessa raça são a displasia da anca e do cotovelo ou ainda o aparecimento de tumores, entre outros.

507 Visualizações 1 Total

References:

  • Fci.be. (2010). German Shepherd Dog. [online] Available at: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/166g01-en.pdf [Accessed 09 Sep. 2018].
  • German Shepherd – A Complete Anthology of the Dog. (2016). Read Books Ltd.
  • Lunis, N. (2012). German shepherd. New York, N.Y.: Bearport Pub.
507 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática