Shih Tzu (Raça de Cão)

Apresentação do Shih Tzu (Raça de Cão): Origem, aspeto físico, personalidade e cuidados especiais.

Este artigo é patrocinado por: Apolo Pet Spa & Boutique

Apresentação do Shih Tzu (Raça de Cão)

Shih Tzu
País de origem Classificação FCI Função inicial
Tibete (China) Grupo 9 – Cães de companhia

Secção 8 – Cães Tibetanos

Padrão nº208 – 09/10/2017

Cão de companhia

 

Características Gerais
Tamanho 20 – 27 cm
Peso 4,5 – 7,5 kg
Cores Todas as cores e manchas são admitidas
Esperança de vida 10 – 16 anos
Personalidade       Carinhoso, brincalhão e inteligente

Origem

Shih_TzuAs origens exatas do Shih Tzu (Raça de cão) permanecem ainda hoje um mistério. As evidências, sejam elas documentos ou obras de arte, apontam para uma origem no Tibete há mais de mil anos atrás.

O nome Shih Tzu vem do chinês “shizi” (狮子) que significa “leão”, animal sagrado no budismo, pelo que esses “cães leão” tornaram-se muito populares na Cidade Proibida até à Revolução Chinesa de 1911 que marcou o fim da monarquia.

Acredita-se que terão chegado à China como presentes diplomáticos oferecidos pelo Dalai Lama aos Imperadores chineses. Terão sido criados exclusivamente no interior da Cidade Proibida pelos eunucos. Sendo propriedade exclusiva da família imperial, a sua venda era proibida e punida com pena de morte. Foram muito apreciados pelos Imperadores da Dinastia Qing (1644-1912), em particular pela Imperatriz Tzu-Hsi que desenvolveu um programa de criação, com cruzamentos controlados baseados nas características morfológicas, temperamento e saúde, de forma a aperfeiçoar a raça.

Alguns investigadores acreditam que os Shih Tzu que conhecemos hoje em dia são frutos do cruzamento dos “cães sagrados” vindos do Tibete (talvez ancestrais de outra raça tibetana, o Lhasa Apso) com cães Pequinês ou Pug presentes na Cidade Proibida.

Com a revolução chinesa de 1911, um grande número de cães foi assassinado e a raça quase extinta. É nessa altura que os primeiros Shih Tzu chegam à Europa.  

Apresentados em concurso pela primeira vez em 1933 juntos com os Lhasa Apso, tornou-se evidente, pelas  suas diferenças estruturais, que estas são duas raças diferentes. Em 1934, foi criado o Shih Tzu Kennel Club da Inglaterra. A FCI reconheceu a raça em 1954.

Apeto físico

Os cães de raça Shih Tzu são pequenos mas robustos. Possuem um porte altivo, com movimentos elegantes e uniformes. Os seus membros (anteriores e posteriores) são curtos, musculosos e retos. O peito é largo e bem descido. Possuem uma cabeça larga e arredondada, e os seus olhos são grandes, sombrios e bem afastados. O focinho é curto e quadrado mas não enrugado. O stop é marcado e o chanfro (canal nasal) é achatado com pelos que crescem para cima dando um aspeto de crisântemo. Possuem bigodes e barbas abundantes.

As orelhas, inseridas um pouco abaixo do alto da cabeça, são grandes e caídas. O pavilhão auricular é longo com uma pelagem longa e abundante que se funde com os pelos do pescoço.

A cauda possui uma inserção alta e forma um penacho abundante.

A pelagem é longa e densa, mas não encaracolada, com um subpelo moderado. Todas as cores são permitidas mas a presença de uma faixa de pelos brancos na testa e do branco na extremidade da cauda é altamente desejada nos Shih Tzu multicolores.

Personalidade

O Shih Tzu é um cão inteligente, ativo e alegre. Apesar de independente, detesta a solidão. É muito apegado aos seus donos. Meigo, precisa de muito carinho e afeição. Dá-se bem com gatos, estes podem aliás ser uma ótima companhia na ausência dos seus familiares humanos.

É um cão calmo que ladra para avisar da presença de estranhos mas não é barulhento.

É brincalhão, gosta de crianças, se estas o respeitarem…

Deve ser educado de forma firme mas com suavidade.

Cuidados especiais

Pode viver em apartamento mas uma atividade física diária é indispensável (passeios curtos).

Precisa de ser escovado e penteado diariamente e de um banho mensal. Deve ser habituado desde cedo às sessões de grooming. É um cão paciente que gosta muito de mimo, habituar-se-á rapidamente aos cuidados de higiene e beleza.

De forma a evitar infeções, deve-se vigiar o estado dos seus olhos.

754 Visualizações 1 Total

References:

  • Fédération Cynologique Internationale. (2017). Shih Tzu. [online] Available at: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/208g09-en.pdf [Assessed 9 Dec. 2017].
  • Sasias, G. (2007). Le Shih-tzu. [Paris]: Artémis éd.
  • Theshihtzuclub.co.uk. (2017). Shih Tzu Club. [online] Available at:  http://www.theshihtzuclub.co.uk/ [Accessed 9 Dec. 2017].
  • Vanderlip, S. (2004). The Shih tzu handbook. Hauppauge, NY: Barron’s.
754 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática