Xantofila

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Xantofila

O termo xantofila designa os carotenoides de cor amarelada muito abundantes nas algas castanhas e em diatomáceas.

As xantofilas são pigmentos amarelos do tipo oxicarotenoide, o que revela que são produzidas pela oxidação dos pigmentos carotenos. Apesar de estarem presentes nas folhas das plantas, as xantofilas permanecem impercetíveis devido à predominância da clorofila. A deterioração da clorofila permite que a cor amarela da xantofila possa ser observada. É um fenómeno que acontece, por exemplo, durante o Outono ou o amadurecimento de frutos.

As xantofilas, juntamente com os carotenos, constituem o grupo dos carotenoides. Quimicamente, estes são membros da família dos terpenoides e são constituídos por quarenta átomos de carbono. Os carotenoides envolvem uma família de pigmentos amarelos, laranjas e vermelhos, insolúveis em água, que estão presentes na maioria dos organismos que realizam fotossíntese. Os carotenoides são encontrados em maiores quantidades nas raízes de cenoura e fruto de tomate, ou também encontrados em folhas verdes. Por não poderem ser sintetizados por animais, os carotenoides, devem ser ingeridos através da alimentação. Os carotenoides são considerados agentes antioxidantes, podendo auxiliar na prevenção de cancro.

6080 Visualizações 1 Total
6080 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.