Carotenóide

Conceito de Carotenoides: Os carotenoides envolvem uma família de pigmentos amarelos, laranjas e vermelhos, insolúveis em água. Esta família de compostos é…

Conceito de Carotenóides

Os carotenóides envolvem uma família de pigmentos amarelos, laranjas e vermelhos, insolúveis em água. Esta família de compostos é responsável pela cor da maioria das frutas, vegetais, legumes e verduras que fazem parte da nossa dieta, os quais podem apresentar os mais variados tons desde o vermelho até ao laranja e amarelo. Os carotenóides são quimicamente falando tetraterpenos de quarenta carbonos ligados por unidades opostas no centro da molécula. A diversidade de estruturas dos carotenóides advém de vários processos ou combinações desses processos químicos, nomeadamente, ciclização, hidrogenação, desidrogenação, rearranjos, isomerização, introdução de grupos funcionais, entre outras alterações. A família dos carotenóides é constituída por dois grupos, em particular, os carotenos e as xantofilas, que diferem em algumas características estruturais.

Os carotenóides estão presentes em grande parte dos organismos que realizam fotossíntese. Por não poderem ser sintetizados por outros organismos além dos vegetais (como por exemplo pelos animais), os carotenóides, devem ser obtidos através do regime alimentar. Os carotenóides são também considerados agentes antioxidantes, podendo auxiliar na prevenção de cancro.

2086 Visualizações 1 Total
2086 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.