Espécie Invasora

Conceito de Espécie Invasora: Por definição, uma espécie invasora é uma espécie introduzida – espécie transportada da sua área de distribuição nativa…

Conceito de Espécie Invasora

Por definição, uma espécie invasora é uma espécie introduzida – espécie transportada da sua área de distribuição nativa para um novo ambiente em que nunca esteve presente – que prolifera e causa impactos num novo ambiente. Contudo, a introdução de espécies em regiões fora da sua distribuição natural não é um fenómeno recente. De facto, existem exemplos com centenas de anos e a maioria destas introduções tiveram como objetivo beneficiar o Homem, para produção de alimentos, controlo de espécies descritas como pragas ou devido ao desejo de possuir espécies com características fora do comum.

As espécies invasoras podem provocar grandes impactos na biodiversidade nativa e originam centenas de biliões de euros em prejuízos económicos. Os seus efeitos são diversos e globais o que dificulta a gestão dos ecossistemas, e incluem mudanças a vários níveis ecológicos desde populações a ecossistemas. De forma geral, espécies invasoras que i) adicionam ou removem estruturas físicas; ii) mudam os regimes de perturbação e a disponibilidade, captura e uso de recursos; e iii) afectam as relações tróficas, serão aquelas com maior probabilidade de afectar significativamente o funcionamento dos ecossistemas. Contudo, o impacto de uma espécie invasora depende de vários factores como abundância, distribuição espacial, distinção funcional, características da zona invadida, e tempo desde a introdução da espécie invasora.

As principais formas/motivos de introdução de espécies em novas regiões incluem: agricultura/horticultura/pecuária, silvicultura, aquacultura, aquariofilia, animais de estimação, transporte comercial, pesca desportiva, turismo, atividades de recreio e actividades científicas, educação e políticas.

2210 Visualizações 1 Total
2210 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.