Anterídio

Descrição de Anteridio, o órgão reprodutor masculino dos fetos e das Briófitas

Anterídio – descrição

Anterídio

Anterídio

Anterídio é a designação atribuída ao órgão masculino das plantas (conceito que inclui as espécies vasculares,  avasculares e as pteridófitas), assim como briófitas, algas e alguns fungos. Este órgão é responsável pela produção dos gâmetas masculinos, designados por anterozoides, estes são geralmente produzidos em grande número, assegurando assim a fecundação da oosfera.

O anterídio é constituído geralmente por um grupo de células estéreis e por tecido espermatogénico que dará origem às células sexuais masculinas.

O órgão feminino que lhe corresponde é o arquegónio, órgão responsável pela produção de oosferas. Em alguns casos é possível encontrar no mesmo individuo (monoicos) os órgãos masculinos e femininos, no entanto, estes podem surgir em indivíduos separados (dioicos).

A designação de anterídio surge com a descrição botânica de Lineu, estando esta associada a uma grande diversidade de plantas, no entanto, o órgão apresenta características particulares consoante o grupo botânico estudado.

Esta estrutura é haploide, isto é, possui apenas um cromossoma de cada tipo no seu núcleo, que será transmitido às células que a estrutura produz, os anterozoides. Os anterídios surgem apenas na fase gametófita do ciclo reprodutivo da planta.

Pteridófitas/ Briófitas:

Nas pteridófitas o anterídio encontra-se no gametófito masculino, também designado por protalo (formado pelo microsporângio), entre os seus rizoides. Esta estrutura (uni ou multicelular) é responsável pela produção dos gâmetas masculinos, através do amadurecimento do anterídio.

Os anterídios localizam-se na região dos rizoides e são compostos por tecido espermatogónio, quando imaturo. Ao amadurecer, o anterídio abre e liberta os anterozoides que irão fecundar a estrutura feminina, realizando assim a reprodução sexuada nestas plantas.

Este órgão encontra-se presente na fase gametofítica dos fetos assim como dos musgos (Briófitas), podendo também ser encontrado em algumas algas e fungos (ascomycete), particularmente se estiverem associados a água podem apresentar anterídios durante o seu ciclo reprodutivo de desenvolvimento. O anterídio produz geralmente uma grande quantidade de anterozoides de forma a assegurar a fertilização do óvulo.

Espermatófitas:

Este órgão corresponde à antera, responsável pela produção de pólen, no caso das plantas com flor, ou ao microsporofilo, no caso das gimnospérmicas. Em alguns casos este órgão foi reduzido a uma célula germinativa contida nos grãos de pólen, não sendo visível a olho nu.

O anterídio localiza-se no topo do filamento, fazendo parte da antera e formando assim o estame. Os anterídios ou anteras possuem pequenos sacos designados por microsporângios onde se forma o pólen.

Esta estrutura pode não surgir em todas as plantas, no entanto quando surge sozinha, a planta é considerada dioica. Esta pode também surgir em conjunto com os órgãos femininos, passando a planta a designar-se por monoica.

Funções:

O anterídio possui a mesma função que as anteras nas espécies pertencentes às Espermatófitas (angiospérmicas), visto anterídio corresponder a uma pequena antera, ou ainda ao microsporângios das gimnospérmicas.

Esta estrutura tem a forma de um saco, cuja principal função é produzir e guardar as células sexuais masculinas, que posteriormente serão libertadas e irão polinizar outras plantas.

1839 Visualizações 1 Total

References:

Swaby, Jason. Pteridófitas Sistemática de Criptógamas. Consultado em: Agosto 28, 2017, em http://www.criptogamas.ib.ufu.br/node/554

Wagner, Warren H.; Walker, Warren F. (2016). Fern. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Agosto 28, 2017, em https://www.britannica.com/plant/fern/Sexual-reproduction#ref500567

1839 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.