Ácido Ribonucleico (ARN)

Conceito de Ácido Ribonucleico (ARN)

O ácido ribonucleico é uma molécula que participa no processo de síntese de proteínas, a partir da informação contida no ácido desoxirribonucleico (ADN). Tanto o ARN como o ADN são ácidos nucleicos (ambos surgem no núcleo da célula), sendo que, entre outras diferenças, as moléculas de ARN são menores que as de ADN.

Uma molécula de ARN consiste uma só cadeia de nucleótidos (as subunidades elementares dos ácidos nucleicos). Estes são constituídos por um grupo fosfato, um açúcar, e uma base azotada. No caso do ARN o açúcar presente é a ribose e existem quatro bases azotadasadenina, citosina, guanina e uracilo. Os nucleótidos do ARN podem ser denominados ribonucleótidos.

A síntese de ARN ocorre por intermédio de uma enzima, a RNA polimerase. O ponto de partida são regiões definidas de ADN e cada molécula de ARN vai sendo formada por adição de nucleótidos livres nas células.

Existem 3 tipos de ARN, com estruturas e funções diferentes:

  • mensageiro (ARNm): forma-se no núcleo da célula, por complementaridade, a partir da informação contida no ADN, na primeira fase da síntese proteica, a transcrição.
  • ribossómico (ARNr): encontra-se associado a proteínas ao nível dos ribossomas, sendo um importante constituinte destes organelos celulares.
  • de transferência (ARMt): assegura o transporte de aminoácidos durante a última fase da síntese proteica, a tradução; estabelece ligações com o ARMm.
10191 Visualizações 2 Total
10191 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.