Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A imagem corporal na perturbação alimentar é completamente distorcida devido ao ideal do corpo perfeito que o indivíduo procura atingir a qualquer custo.
De acordo com os estudos levados a cabo por Alves, Vasconcelos, Calvo e Neves (2008), baseados no DSM-IV, a perturbação alimentar diz respeito à procura da imagem corporal perfeita, devido à qual o indivíduo adota comportamentos de recusa em manter um peso saudável em função da altura, pelo medo que ganhar peso. Desta forma estamos perante uma imagem corporal completamente distorcida, aliada à perturbação alimentar (Alves, Vasconcelos, Calvo, & Neves, 2008).
Na mesma linha de ideias, Vieira, Oliveira, Vieira, Vissoci, Hoshino e Fernandes (2006) indicam que a relação entre estas duas variáveis pode levar a riscos graves para a saúde da pessoa, mais significativamente no caso de pessoas cuja profissão se associa ao cuidado com a estética.
Vale ainda referir que a pessoa com este tipo de patologia, se encontra em negação em relação à sua própria realidade (Alves, Vasconcelos, Calvo, & Neves, 2008).
Alguns dos comportamentos adotados para tentar chegar a um corpo perfeito são alterações irracionais na alimentação, dieta auto-imposta, exercícios físicos em busca da perda de peso e longe do olhar das pessoas próximas e eliminação de alguns alimentos que contêm gorduras, no sentido de acelerar a baixa de peso (Alves, Vasconcelos, Calvo, & Neves, 2008). Os estudos revelam que alguns grupos de população são mais propensos que outros a este tipo de problema, sendo alguns deles as pessoas que trabalham no mundo da moda, atletas, estudantes de medicina, de psicologia e de nutrição, bailarinas e atores (Vieira, Oliveira, Vieira, Vissoci, Hoshino, & Fernandes, 2006).
Um exemplo clássico da relação existente entre a imagem corporal e a perturbação alimentar é a anorexia, pautada pelo ideal de beleza a todo o custo, pela magreza e alterações no sistema nervoso (Alves, Vasconcelos, Calvo, & Neves, 2008; Vieira, Oliveira, Vieira, Vissoci, Hoshino, & Fernandes, 2006).
Conclusão
A relação existente entre a imagem corporal e a perturbação alimentar diz respeito à ideologia do corpo perfeito cujo indivíduo procura atingir a qualquer custo. Para isso, adota comportamentos alimentares nada saudáveis, com elevadas restrições, aliadas a exercício físico não supervisionado, no sentido de acelerar a perda de peso. Os estudos indicam ainda que alguns indivíduos são mais propensos do que outros para esta patologia, principalmente aqueles cuja profissão é voltada para a imagem corporal.
References:
- Alves, E, Vasconcelos, F.A.G, Calvo, M.C.M, & Neves, J. (2008). Prevalência de sintomas de anorexia nervosa e insatisfação com a imagem corporal em adolescentes do sexo feminino do Município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Cadernos de Saúde Pública SCIELO Public Health. Disponível em https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2008000300004&script=sci_arttext;
- Vieira, J.L.L, Oliveira, L.P, Vissoci, J.R.N, Hoshino, E.F, & Fernandes, S.L. (2006). DISTÚRBIOS DE ATITUDES ALIMENTARES E SUA RELAÇÃO COM A DISTORÇÃO DA AUTO-IMAGEM CORPORAL EM ATLETAS DE JUDÔ DO ESTADO DO PARANÁ. da Educação Física/UEM. Maringá, v.17, n. 2, p.177-184, 2. Sem. 2006. Disponível em http://eduem.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3338/2411.